Censo populacional do IBGE em Mato Grosso estima 3,6 milhões de habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou, em Mato Grosso, a coleta do censo familiar nos 141 municípios com projeção de coleta de conhecimento em 1 milhão de famílias, nos próximos 3 meses. Estima-se que mais de 3,6 milhões de habitantes estejam registrados lá.

Cerca de 3. 000 enumeradores realizarão o censo populacional com 13 cinco pontos de coleta, coordenados por 17 agências. Existem dois tipos de questionários: o questionário fundamental, que consiste em 26 perguntas e leva cerca de cinco minutos para responder. O questionário ampliado, com 77 perguntas e fala para 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A variedade do padrão que responderá ao questionário estendido é aleatória e é feita no dispositivo de coleta móvel do enumerador.

“Esse é o tempo médio de reação, que uma parte das famílias leva menos de cinco ou 16 minutos, dependendo do questionário, e a outra parte demora mais. Isso basicamente varia de acordo com o número de cidadãos no domicílio”, diz Luciano Duarte, chefe da atribuição do censo técnico no estado.

O questionário fundamental inclui perguntas sobre identificação familiar, dados de residentes, características familiares, identificação étnico-racial, estado civil, escolaridade, fonte de renda do chefe do domicílio, mortalidade. O questionário popular, além dos blocos contidos no questionário fundamental, também estuda: trabalho, fonte de renda, casamento, círculo familiar, fertilidade, fé ou seita, pessoas com deficiência, migração interna e externa, deslocamento, deslocamento e autismo.

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, o IBGE solicita o conhecimento do usuário que forneceu os dados, como nome, telefone, e-mail e CPF. “O CPF está nos ajudando na qualidade da política da operação”, diz Duarte. Qualquer residente com mais de 12 anos que possa fornecer os dados pode responder ao enumerador para todos os outros cidadãos dessa família. Ou seja, apenas um usuário da família responderá por todos os cidadãos.

Todos os dados coletados são confidenciais, mediante sigilo e utilizados exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelecido pela legislação aplicável: Lei nº 5. 534/68, Lei nº 5. 878/73 e Decreto nº 73-177/73. Lei nº 5. 534, de 14 de novembro de 1968, prevê a responsabilidade legal de fornecer dados estatísticos.

O questionário pode ser respondido pessoalmente, por telefone e online.

Este ano, além da coleta presencial e do autoenchimento pela internet, também será imaginável responder ao Censo por telefone. e entrar em contato com o morador”, explica Luciano.

A partir daí, o cidadão pode realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar uma entrevista por telefone com o enumerador, ou completá-la pela internet. Se você responder online, o informante receberá um e-ticket, válido por sete dias.

A entrevista por telefone também será utilizada para quem decidir preencher online, mas não preenche o questionário. Para isso, o IBGE terá um call center exclusivo, o Centro de Apoio Censitário (CAC), disponível através do 0800 721 8181.

Os funcionários da CAC responderão às questões censitárias gerais, prestarão assistência conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, com a aprovação do morador, poderão preencher o questionário e uma entrevista. Esta autorização é concedida através de uma senha, enviada por e-mail. -correio ou SMS, o que permitirá ao agente do IBGE preenchê-lo.

Em caso de recusa ou ausência do morador, o IBGE tem uma estratégia emergencial. Se o enumerador não localizar o morador na primeira visita, ele deixará um ebook de mensagem e/ou tentará tocar no morador por telefone, quando ele deve ter os dados no RCD. Além disso, o enumerador deve voltar para casa pelo menos mais 4 vezes, uma das quais deve estar em troca.

“Isso é controlado através do sistema, que monitora os caminhos percontendo os enumeradores. Só depois de 4 retornos ele pode ‘sair’ dessa casa”, explica Luciano.

Após o enumerador ter concluído a coleta na seção censitária, o administrador retornará às famílias com residente ausente ou com uma carta de notificação explícita, que contém um bilhete eletrônico válido por dez dias para ser concluído online. “Esta é a última tentativa e, se não houver resposta, não há volta e então a família será tratada estatisticamente”, conclui o usuário em Rate do projeto técnico do Censo.

Enumeradores podem ser conhecidos online ou por telefone

Para ser enumerador do IBGE, após aprovação no processo de variedade, ainda é obrigatório manter uma educação expressa, com procedimentos a distância e presenciais. visitando casas brasileiras.

Eles ainda estarão uniformizados, com colete do IBGE, boné censitário, carteira de identidade e DMC. Além disso, é imaginável verificar a identidade do agente do IBGE na página online Respondendo ou IBGE ou ligando para 0800 721 8181. Ambos estão indicados na credencial do pesquisador, que também possui um código QR que leva ao domínio de identidade na página online. Para realizar a verificação, o cidadão deve fornecer o nome, número de inscrição ou CPF do censo

Só Notícias é o primeiro jornal virtual interno de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *