Região Norte do estado tem curso gastronômico pantanal para dar vida ao turismo

Entre os dias 15 e 19 de agosto, o município de Coxim recebe o Curso Gastronômico pantaneiro. É promovido como componente dos programas Pro Pantanal e Cidade Emprefinishora, projetos do Sebrae/MS, e realizado em colaboração com a Prefeitura. Além disso, a ação também conta com o apoio do Senac e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), onde o curso será realizado no período da tarde, das 14h às 18h. Este mesmo curso já aconteceu em Rio Verde de Mato Grosso e também será realizado em Sonora, no final deste mês.

Voltado para comerciantes do município que trabalham com bares, restaurantes e o setor hoteleiro, o curso é solto e tem vagas limitadas. O conteúdo será apresentado por meio de cursos teóricos e práticos com o objetivo de ajudar essas empresas a oferecer um menu completo para o jantar regional, com produções típicas do Pantanal de Mato Grosso do Sul e acompanhadas de bebidas.

Durante o treinamento de 20 horas, os participantes transmitirão técnicas para preparar delícias culinárias locais como achiote pintado com urucum, paçoca do Pantanal, massa de séquito, pacu asado del Pantanal, entre outros pratos. Em Coxim, de um total de 20 pessoas que serão treinadas, 18 vagas são destinadas a empreendedores do setor turístico e duas para áreas de piquenique do serviço público municipal.

Para Edilson Magro, prefeito de Coxim, o curso é uma oportunidade magnífica para os profissionais de marketing que precisam melhorar seus cardápios e oferecer novidades aos seus clientes, além de ser mais uma atração turística. Esta semana, executamos o turismo municipal. planejamento, através de um escritório de design da FAPEC. Esse curso veio na hora certa, já que um dos temas discutidos foi a gastronomia local. Fazemos tudo pelo nosso turismo. Espero que empresários e público participem desta e de outras ocasiões. e cursos que estaremos oferecendo para complementar nosso negócio turístico”, disse o prefeito.

A analista técnica do Sebrae/MS, Priscila Proença, destaca que o curso é um dos equipamentos que vão ajudar a economia de Coxim. “Tivemos uma assembleia com comerciantes da rede hoteleira, bares e restaurantes, apresentamos as pinturas que estão sendo feitas. A culinária do Pantanal é um dos métodos de venda de atividades econômicas no setor turístico”, ressaltou.

Para que o público-alvo de Coxim saiba mais sobre as matrículas, acesse este link. O município de Coxim também é um componente do programa Cidade Empreendedora. Para mais informações sobre as tintas desenvolvidas pelo Sebrae/MS como componente do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800 ou cidadeempreendedora. ms. sebrae. com. br.

fortalecimento do turismo

Este é o curso mais recente do gênero realizado na Região Norte. Em Rio Verde de Mato Grosso, entre os dias 18 e 22 de julho, empresários do município e merendeiras que pintam na rede escolar também participaram da capacitação, promovida dentro do Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, do Sebrae/MS, em colaboração com a Prefeitura de Rio Verde de Mt. Como componente dessa melhoria, também são organizadas 3 oficinas de pintura. A primeira foi realizada no dia 26 de julho, em Entradas, Pratos e Sobremesas (teórica). No dia 2 de agosto, acontece o jantar harmonizado do Pantaneiro. A 3ª oficina de pintura acontece no dia 9 de agosto, com o tema Jantar Harmonizado Pantaneiro 2 Prático. Esses treinos expressos também acontecerão em Coxim depois disso.

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, o curso será realizado em Sonora, em parceria com o município local. Lá, as categorias serão realizadas na cantina da escola municipal.

Há também outros movimentos para a indústria do turismo nesta região de Mato Grosso do Sul. Empresários de Corguinho, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso participam desde o final de abril de uma consulta frouxa sobre o “Formato de Produtos turísticos”. Os participantes se especializam em oferecer uma experiência diferenciada aos turistas. A consulta dura cinco meses, com diagnóstico de movimentos a curto, médio e longo prazo; moldando produtos turísticos, empregando inovação nos negócios e disseminação em um ambiente virtual.

Pró-Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae voltada para atividades econômicas nas áreas de turismo, economia artística e agronegócio existentes no Pantanal. O programa conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, entre em contato com o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800. Visite o oficial do programa clicando aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *