A Rota Romântica apresenta uma direção escolhida na Serra Gaúcha

A Rota Romântica é uma das táticas para sair de Porto Alegre em direção a Gramado e Canela. É uma estrada muito arborizada, entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha.

A estrada liga 14 municípios gaúchos colonizados por europeus: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

A chamada foi animada pela estrada alemã carregando a mesma chamada. A Rota Romântica Alemã percorre 27 aldeias e mais de trezentos quilômetros, muito semelhante à do Brasil. O alemão, como o gaúcho, é conhecido pela boa aparência. de paisagens e da própria natureza.

Na verdade, a paisagem é o grande encanto da Rota Romântica. No outono, as folhas das árvores dos aviões dão ao todo uma tonalidade dourada. É no inverno que geadas podem ocorrer e neblinas são mais frequentes. Na primavera, a estrada é florida. No verão, é a vez das hortênsias darem cor à Rota Romântica.

“Os períodos de maior fluxo turístico são no outono e inverno, nos meses de maio a julho, bem como nas festas de Natal. Também temos um novo público, que surgiu após a pandemia, que estava procurando atrações ao ar livre, como parques, praças, passeios. Com a retomada dos eventos, eles também atraíram um número significativo de visitantes, quebrando recordes de atendimento”, disse Terezinha Haas, diretora e presidente da Associação Rota Romântica.

A Rota Romântica tem um total de 350 km, caso o conceito seja sair da capital, Porto Alegre, em direção a Gramado, o sentido é de cerca de 135 km. Pegue a BR-116 até Nova Petrópolis, depois pegue a ERS-235, que liga Nova Petrópolis a Gramado.

A cultura germânica paira ao longo do caminho, em restaurantes com pratos típicos da aldeia ou em casas semi-timbeted, que é uma arquitetura germânica típica.

A Rota Romântica já consta em algumas listas das estradas mais bonitas e cativantes para se fazer de carro no Brasil, desde que foi colocada na Roda Brasil em 2019. Entre os motivos estão atrações fitoterápicas, diversas ocasiões do ano, atrações culturais, como bem como oportunidades para comprar mantimentos e diversidade gastronômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *