POR MARIA FERNANDA ARIVAL, DA CONTILNET
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o balanço da arrecadação do censo de 2022, iniciado em 1º de agosto em todo o Brasil. por isso estima-se que 26% da população do estado já esteja cadastrada.
De acordo com o relatório, 73. 540 famílias no estado já foram visitadas nos 592 setores censitários trabalhados. Até agora, a maioria dos questionários foram implementados, 73. 367 foram realizados pessoalmente, 104 foram respondidos por telefone e 69 via Internet. Até 29 de agosto, outras 5. 286 pessoas declaradas indígenas haviam sido registradas no estado até agora.
Segundo o IBGE, os enumeradores fazem uma parada nas famílias todos os dias da semana, somando feriados, sábados e domingos. As visitas são feitas regularmente durante o dia, mas também podem fazê-lo à noite, já que em muitas famílias essa é a única vez que os cidadãos estão presentes.
Rejeição
Segundo dados do IBGE, neste mês de agosto, 2,13% das famílias visitadas se recusaram a responder ao enumerador. “Brasil. De de acordo com a Lei nº 5. 534, os dados fornecidos são confidenciais, serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos e nunca serão divulgados individualmente”, disse.
A mesma lei também prevê que qualquer usuário de ervas ou lei legalmente brasileira seja obrigado a fornecer os dados solicitados por meio da Fundação IBGE para a implementação do Plano Nacional de Estatística.