Áreas de instabilidade deixadas por uma frente sem sangue sobre um componente da Região Sul persistem em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Durante esta quarta-feira, uma frente de sangue gigante e forte chega ao Rio Grande do Sul e o dia intensifica os espaços de chuva e vento no sul do Brasil.
Partes do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e também Tocantins e Pará têm vela pequena e nublada devido à presença de uma massa de ar seco.
Grandes nuvens a leste do nordeste.
Nebulosidade sobre o Brasil às 04:40 BRT em 17/08/2022 (GOES 16)
Uma frente forte e sem sangue está avançando sobre a Região Sul e tornando o tempo mais volátil na quarta-feira. Fortes chuvas podem ocorrer em todos os 3 estados, com muitos raios. No Rio Grande do Sul, a chuva cai à tarde e à noite, e em Porto Alegre, a maior ameaça de chuva é à noite. Em Sa Catarina e no Paraná, as pancadas ocorrem o tempo todo, mas a chuva se intensifica durante o dia e cai bastante à noite.
Quase toda a Região Sudeste continua com massas de sol, calor e tempo seco nesta quarta-feira. Áreas de instabilidade provocam chuva no dia no centro, oeste e sul de São Paulo.
Na região Centro-Oeste, as previsões são de sol forte, calor muito alto e baixa umidade do ar em Goiás, no Distrito Federal e no norte, leste e centro de Mato Grosso. Há situações chuvosas no oeste e sul. de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Alerta meteorológico severo no sul de Mato Grosso do Sul, com granizo e rajadas de vento intensas, até 80 km/h
Na Região Norte, o sol parece forte em todos os estados. As chuvas ocorrem no Amazonas, Roraima, Amapá, noroeste do Pará e Rondônia. Em outros lugares do Pará, Acre e Tocantins, a quarta-feira é ensolarada.
No Nordeste do Brasil, sol forte e tempo seco triunfarão nesta quarta-feira com chuvas no litoral norte de Sergipe. O dia é nublado e chuvoso em todos os momentos no Recôncavo Baiano, no litoral norte e nordeste da Bahia, em Alagoas, leste de Pernambuco Chove temporariamente a leste da Paraíba, no Rio Grande do Norte e no litoral central e sul da Bahia.
Cuidado com as fortes chuvas nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande
Alerta especial: tempo severo ao sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná.
Tempestades alertam norte e noroeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina (exceto no litoral sul e na região de Florianópolis), no Paraná, centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo.
Alerta de chuvas frequentes em Sergipe e Alagoas
Cuidado com as chuvas moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento que podem estar no centro-oeste, Grande Porto Alegre e litoral norte do Rio Grande do Sul, centro-sul de Roraima e extremo noroeste do Amazonas
Alerta para ar muito seco, com umidade do ar entre 12% e 20% ao norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, leste e nordeste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, sudeste do Pará, sul do Maranhão
Cuidado com as rajadas de vento de até 80 km/h no sul de Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná, com até 70 km/h no litoral norte do Rio de Janeiro e região dos Lagos (RJ)
Cuidado com as rajadas de vento moderadas a moderadas, com até 60 km/h a oeste e sudeste de Mato Grosso, sul/sudoeste de Goiás, oeste, norte e centro de São Paulo, sul de Minas, Triângulo Mineiro, litoral do Espírito Santo, norte e noroeste da Bahia, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, no Ceará, piauí, leste e sul do Maranhão