Segundo pesquisa habitacional realizada pelo QuintoAndar, em colaboração com o Instituto Datafolha, 88% dos brasileiros vivem em espaços. Nas cidades do interior, a preferência dos brasileiros por espaço é ainda maior: 92% dos entrevistados. Os condomínios estão se expandindo nos últimos anos, conforme revelado por outra pesquisa realizada por meio da Datastore, empresa especializada no exame da demanda no setor imobiliário: 28,08% das famílias brasileiras com fonte de renda superior a 1. 500/mês, até a principal fonte de renda, pretendem comprar um ativo nos próximos 24 meses. Isso corresponde a mais de 14,25 milhões de famílias, o quinto recorde consecutivo para a maior chamada do século.
E a demanda por terrenos em condomínios e subdivisões aumentou. Segundo a Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria de Estruturas (CBIC), 40% dos brasileiros pretendem construir ou conquistar uma nova casa este ano. A pesquisa, realizada em todo o país, é um termômetro no segmento imobiliário.
Atenta a essa tendência e proporcionando financiamento flexível, agregando terrenos e imóveis, e tecnologias de engenharia para garantir a entrega das obras no menor tempo imaginável, a Cipasa Urbanismo fez parceria com a TecHome, unidade de negócios da Tecverde e fintech Homelend.
Além de agilizar e flexibilizar o financiamento, o TecHome também dará uma mão aos compradores no processo, gerenciando as pinturas e todos os procedimentos burocráticos, desde a carteira de trabalho até o Habite-se. O tempo que se passa entre a assinatura do contrato e a entrega das chaves. possivelmente variará dependendo das previsões da subdivisão e da opção de pagamento dos moradores.
“As pessoas são para projetos com mais área e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, muitos compradores não estão cientes ou não precisam se preocupar com a estrutura da área e a “solução 360″ da Tech Home encurta o processo de tomada de decisão, acelerando a venda e o início da obra”, diz Rogério Riquelme, diretor da Cipasa Urbanismo.
Trata-se de uma operação em duas etapas: na primeira, a aquisição do espaço é apresentada ao visitante que já está no banco de dados da Cipasa. Os contatos da filial comercial do TecHome, de acordo com as regras da LGPD; o visitante aceita a aquisição do espaço, a migração do financiamento do lote para a fintech é realizada, o que, por sua vez, liquida o saldo da dívida com o desenvolvedor.
“Os maiores são o contrato de lote, pois o desenvolvedor recebe com antecedência e o adensamento da empresa, que leva de 90 a 180 dias para ficar pronto, dependendo do tamanho”, diz Eduan Guérios, Gerente de Novos Negócios da Teverde.