O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Raúl Araújo, suspendeu na noite de terça-feira (30) uma página anônima na internet que usava a ligação do candidato à presidência do PDT, Ciro Gomes, contra ele.
Araújo atendeu a um pedido do próprio partido de Gomes para retirar o domínio ciro. tv, criado algum tempo após o candidato apresentar a página cirotv. com. br. A página sem nome tinha a frase: “Não vote no Ciro Gomes”. .
Entre outros argumentos, o partido escreveu que “o site registrado de forma semelhante à do candidato gera desinformação, impede a adaptação da agenda do candidato, dificulta o debate proposto através do site original e, além disso, busca beneficiar-se de má conduta”. Fé. “
Além da mensagem contra Ciro Gomes, o domínio ciro. tv, que ainda estava em posição até a publicação da reportagem, está vendendo uma cédula sobre quem vencerá a corrida presidencial, o que é proibido pela legislação eleitoral. O site anônimo pede ajuda monetária através do pix.
Ao decifrar a suspensão do domínio, o ministro Raúl Araújo escreveu que esclarece que o objetivo do site anônimo é apenas divulgar propaganda eleitoral negativa. Ele pressionou que o uso de páginas na internet para fins de propaganda eleitoral seja limitado a candidatos e partidos. somente.
“O uso de um site anônimo para anunciar propaganda eleitoral negativa, qualquer vínculo com qualquer partido, coligação ou candidato, caracteriza manifesta ilegalidade, exigindo a imediata suspensão do acesso”, escreveu o ministro.
Araújo deu 24 horas para a Hostinger Brasil Hospedagem de Sites Ltda. remover o domínio ciro. tv das ondas. O Ministro também solicita que a empresa forneça o conhecimento cadastral do usuário na taxa do site não nomeado.