Se você já possui cadastro no estado de Minas, por favor indique o e-mail/cadastro e senha. Se você ainda não tem, inscreva-se para se perder aqui.
Digite seus principais pontos para criar uma conta:
Digite o e-mail da sua conta e enviaremos as etapas para a senha:
Aproveite o estado de Minas: conteúdo exclusivo, colunistas famosos e muitos benefícios para você.
Usamos a geração e a segurança do Google para fazer a assinatura.
Captura de tela tirada em 25 de agosto de 2022 a partir de um post no Facebook (foto: Reprodução) O Brasil não tem lei ou projeto de lei para proibir o uso da Bíblia no país, de acordo com os arquivos do Congresso Nacional até 30 de agosto de 2022. Agosto de 2022. No entanto, um vídeo com essa afirmação circula desde 29 de julho de 2022 e já foi compartilhado mais de duzentos vezes nas redes sociais. Mistura uma reportagem da TV Cultura que trata de uma comissão que tramita na Câmara dos Deputados para proibir ajustes no texto bíblico. e um discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 27 de outubro de 2021, defendendo que as bibliotecas públicas tenham o livro dedicado.
“Proibição do uso da Bíblia no Brasil, veja o artigo que você é cristão paga cristãos para quem você vai votar deputados e senadores este ano”, diz um dos posts com o vídeo, compartilhado no Facebook (1,2) e Kwai (1,2) dois).
Leia: Saiba quem são os aspirantes ao Planalto
Graças a uma busca por capturas de tela na ferramenta InVid-WeVerify, foi encontrada a reportagem da TV Cultura que aparece no vídeo viral: é um artigo publicado em 5 de maio de 2022 sobre o chamado “PL da Bíblia”. Escrito pelo Congressista Rev. Dr. Sargento Isidório (Avante), o projeto visa proibir “o uso da chamada Bíblia ou BÍBLIA SAGRADA em qualquer publicação” que seja “diferente do que foi consagrado por milênios através das outras religiões cristãs”. “‘, e não proibindo a Bíblia em Brésil. Au, 29 de agosto de 2022, o projeto ainda não foi aprovado.
Leia: Eleições 2022: Quais ajustes com a nova urna eletrônica?
Na sequência viral, há também uma gravação de Bolsonaro declarando, em um discurso, que a população merece se preocupar com a política porque os políticos, no futuro, podem decidir se outras pessoas simplesmente “têm uma Bíblia em casa ou não”. como “a Suprema Corte”. O Supremo Tribunal Federal (STF) está agora decidindo. “Estudos subsequentes utilizando o InVid-WeVerify levaram à fala completa do representante, proferida enquanto atendia à primeira consagração pública de pastores no estado do Amazonas, em Manaus, no dia 27 de outubro de 2021. De fato, ao mencionar o STF e a Bíblia, o Presidente se refere a uma resolução tomada em 25 de outubro de 2021, que tornou inconstitucional o e-book devoto obrigatório nas escolas e bibliotecas públicas de Mato Grosso do Sul.
Leia: Vídeo explica como as pesquisas eleitorais são realizadas
Bolsonaro também menciona a suspensão de uma lei em Santa Catarina que decidiu incluir Bíblias em bibliotecas.
A AFP já verificou outros elementos de informações incorretas que afirmam que a Suprema Corte baniu a Bíblia em bibliotecas públicas.
A série “Beabá da Política” acumulou as principais perguntas sobre as eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem a essas perguntas de forma direta e fácil de perceber. Uma demanda em desenvolvimento, especialmente entre os jovens eleitores brasileiros. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no portal Uai e vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.