Secretaria de Saúde de Gurupi alerta contra cuidados com escorpiões que possivelmente pareceriam nesta época do ano

por escrito

O Serviço Municipal de Saúde (Semus), por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), realizou uma busca ativa pelo animal venenoso. Na semana passada, em Gurupi, foram capturados escorpiões das espécies “amarelo” (Tityus confluens) e ‘preta’ (Tityus bahiensis) nos setores de Novo Horizonte, Waldir Lins, Nova Fronteira e no Centro. No entanto, nenhuma mordida foi relatada e as ACEs continuam realizando inspeções e aconselhando a rede local sobre como localizar incubatórios.

Equipes de trabalho e inspeções em quintais, terrenos e pontos estratégicos são essenciais para identificar possíveis criadouros para aedes aegypti e escorpiões, ou semelhante à limpeza. Zika e Chikungunya.

“É que os cidadãos colaboram na limpeza e manutenção dos pátios. A terra suja representa um perigo para a saúde pública, com a proliferação de insetos venenosos e causadores de doenças”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes.

Na presença desses animais dentro de casa, é de vital importância colocar grades nos esgotos, lacrar e fechar armadilhas de graxa, lacrar rachaduras nas paredes, colocar lixo em sacos plásticos bem fechados, não recolher lixo ou objetos obsoletos. Vacine casas para matar baratas (principal fonte de alimento do escorpião). Inspecione roupas e sapatos antes de usá-los. Evite que as camas estejam encostadas na parede, redobrar sua atenção na cama, antes de usá-la.

“Esses animais são noturnos e se escondem em locais escuros e úmidos, como entulhos, telhas e tijolos empilhados, móveis e entre roupas”, disse Cristiane Silva Neves, coordenadora da área endêmica.

Em caso de mordidas, não passe álcool no local, lave muito bem com água e sabão, coloque gelo. Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou UPA-24H para obter remédio o mais rápido possível. Casos de picada de escorpião em idosos, hipertensos e jovens podem ser fatais.

Se um escorpião for conhecido em casa, o usuário deve notificar a equipe endêmica sem demora, além de tomar precauções extremas ao se preocupar com o animal. Nunca toque diretamente, pois compete quando ameaçado. Se o escorpião tem que ser morto, não use veneno, use água quente para matá-lo instantaneamente.

Quando chamados, funcionários treinados vêm à frente para realizar a inspeção, realizar estudos ativos e atividades de controle ambiental, além de orientar os cidadãos em todos os movimentos que devem fazer diante do aparecimento de outros escorpiões.

Os agentes de combate às endemias podem ser contatados pelo telefone 3313-1076. O número do CCZ é 3315-0098.

“É fundamental que os cidadãos organizem e gerenciem o ambiente dentro de sua casa e no quintal, mantendo-o limpo, evitando assim que esses animais encontrem lugares onde possam ficar. A limpeza é a maneira mais produtiva de se salvar e combater os escorpiões”, acrescentou Cristiane.

© 2021 Attitude TO – Todos os direitos reservados.

Faça login na sua conta abaixo

Complete a burocracia abaixo para se cadastrar

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *