Vários municípios gaúchos foram novamente atingidos por um tufão entre a tarde de ontem (15) e esta manhã. o domínio metropolitano de Porto Alegre.
Segundo o município de Canoas, os ventos e chuvas causaram “inúmeros danos” à cidade, o que obrigou o governo a decifrar que escolas municipais e privadas suspendessem categorias do dia.
“Na esteira dos danos, decidimos suspender as categorias nas escolas municipais e privadas até que a condição de fazer promessas aos nossos jovens seja restaurada. Também propomos que as escolas públicas tomem a mesma direção, diante do perigo iminente”, disse o prefeito interino Nedy de Vargas Marques. Ele especificou que após a avaliação e dependendo dos danos sofridos, caberia a cada estabelecimento de ensino tomar uma decisão sobre o possível reinício das atividades a partir de amanhã (17).
De acordo com a prefeitura, a explosão derrubou árvores, quebrou vidros e cobriu prédios residenciais e publicitários. Afetado, o hospital Nossa Senhora das Graças, controlado pela prefeitura, teve que realocar pacientes, mantendo apenas emergências e emergências. cuidado.
Esta manhã, após reunião com secretários e vice-prefeitos, Marqués previu que ainda hoje terá que exigir uma emergência municipal. Segundo o chefe do executivo local, a medida é obrigatória para que o poder público possa promover a regularização de danos à infraestrutura pública e assistência aos atingidos.
“O decreto de emergência do município de Canoas vai com compras emergenciais de tecidos para necessidades básicas imediatas, como motosserras, telhas, lonas e alimentos”, disse o prefeito, sem detalhar o número de afetados.
Em Porto Alegre, onde choveu granizo em alguns bairros, um primeiro relatório da Defesa Civil Municipal informou o desabamento de pelo menos um apartamento pela força do temporal, que cobriu outros 8 prédios da capital gaúcha. Dois postes e várias árvores também foram registradas caindo. Entre as ocorrências atendidas pela Defesa Civil, duas ocorreram em ginásios, uma no hospital de Vila Nova e outra na unidade de emergência da Lomba do Pinheiro.
Um garoto está desaparecido desde o fim da tarde. De acordo com as versões iniciais, o menino, de cerca de 45 anos, estava ajudando os cidadãos do bairro São José, zona leste da cidade, a sair de suas casas quando caiu em um córrego por volta das 6h. Até por volta das 09:00 horas de hoje, os agentes da Defesa Civil, Bombeiros e Guarda Municipal ainda estavam procurando localizar o suspeito.
O tufão também causou danos e desconfortos em trechos do litoral gaúcho, parcialmente afetados pelo granizo. De acordo com a empresa de distribuição de energia elétrica CEEE Equatorial, até hoje, por volta das 10h. Custo, mas 24. 000 consumidores permaneceram sem eletricidade. Entre os municípios mais afetados pela distribuidora estão Viamão, Eldorado do Sul, Tramandaí, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Imbé, além de Porto Alegre.
Em seus últimos boletins, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informa que chuvas isoladas e tempestades são produto de um domínio de baixa pressão atmosférica. pelo menos na quinta-feira (18), quando se espera que uma massa de ar polar ganhe força, fazendo com que as temperaturas caiam, mas deixando condições mais sólidas.
Para (17), no entanto, a secretaria prevê a ameaça de trovoadas remotas e volumes de chuva raramente maiores na metade norte, especialmente no noroeste, na região de Vales e em espaços próximos à divisa com Santa Catarina.