Cem anos de Festival Brasileiro de Música De Rádio amplia matrículas

Em setembro, que celebra o centenário da rádio no país, o Festival de Música dos Cem Anos de Rádio no Brasil prorroga o período de inscrições até o dia 12. Os artistas agora têm uma nova possibilidade e mais tempo para se inscrever para perder a forma como estavam na página do festival.

Para celebrar a data histórica, celebrada em 7 de setembro, a Rádio MEC e a Rádio Nacional unem forças em uma iniciativa inédita. Esta é a primeira vez que emissoras públicas controladas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) organizam um evento musical exclusivo.

A proposta é para os vencedores em cinco categorias: música clássica, instrumental, infantil, popular e regional de Alto Solimões, reservada para autores da região de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira.

Os vencedores serão conhecidos a partir da pesquisa do júri com critérios expressos de variedade e voto popular. O formato do festival leva em conta a experiência adquirida em festivais passados já evoluídos através de rádios.

O festival busca conhecer novos talentos artísticos e estrear novas composições. Os trabalhos musicais selecionados do festival estão incluídos na programação dos carros de comunicação ao público. agendado para dezembro.

Critérios de seleção e votação

Após a fase de inscrição, os artistas aguardam a conclusão das músicas escolhidas. A pesquisa levará em consideração critérios como a qualidade artística dos trabalhos (música, letra, partitura e interpretação), originalidade e qualidade da gravação. O julgamento A comissão será composta por personalidades de notoriedade ou atividade na caixa musical e profissionais da EBC.

O primeiro nível classifica até cem produções musicais que ganham vitrine na Rádio MEC e na Rádio Nacional de acordo com o perfil da emissora em 25 de setembro. O público pode aderir à transmissão e participar da seleção dos semifinalistas por meio do voto popular até o dia 10 de outubro.

O anúncio das obras ainda em disputa ocorre em 11 de outubro. As composições são transmitidas pelas emissoras com o voto dos ouvintes e internautas até 4 de novembro para um dos concursos em cada categoria que chegar à final.

O lançamento das 15 canções finalistas – 3 de acordo com a categoria, cinco explicadas por ele e dez selecionadas pelo júri – acontece no dia 5 de novembro. As obras permanecerão na programação das estações até 6 de dezembro, quando os vencedores serão anunciados.

Reconhecimento e prêmios

As canções classificadas para a final concorrem a prêmios em exposição na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A ocasião marca a resolução do Festival de Música dos Cem Anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores têm sua habilidade identificada com a apresentação de troféus em todas as categorias.

Os vencedores dos seguintes títulos: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Os autores dos trabalhos inscritos no festival autorizam a funcionalidade na programação da Rádio MEC e rádio Nacional, além de permitir a transmissão em emissoras afiliadas que integram a rede pública de rádio, bem como em outros veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas virtuais.

Calendário de feriados

08/01 – Abertura de inscrições (a partir das 18h)

01/08 a 12/09 – Período de inscrição

25/09 – Divulgação de canções

25/09 a 10/10 – Transmissão de músicas classificadas

25/9 a 10/10 – Votação popular para traçar o perfil dos semifinalistas nas estações

11/10 – Lançamento das músicas dos semifinalistas

11/10 a 04/11 – Período de transmissão das músicas dos semifinalistas

11/10 a 04/11 – Votação popular para traçar um perfil de uma canção finalista por categoria

05/11 – Divulgação de canções finalistas

05/11 a 06/12 – Transmissão das músicas finalistas

12/06 – Divulgação dos vencedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *