Os golpistas se apropriam de outras pessoas cuja justiça espera aplicar golpes. Se passando por advogados, criminosos enviam cartas registradas ou mensagens personalizadas via WhatsApp. Para atrair as vítimas, os golpistas afirmam ser para acelerar o curso dos movimentos pagando uma quantia em dinheiro.
Para expor fraudes, os fraudadores usam a engenharia social para baixar dados de inscritos e seus advogados. Em seguida, uma conta no WhatsApp com a chamada e foto do pro culpado da ação é forjada, depois disso, eles tocam na vítima e fazem a falsa proposta.
Para coletar os dados, os criminosos investigam escritórios que atendem instâncias contrárias à administração pública, que têm muitos consumidores com contas pendentes em juízo. Os golpistas também podem procurar a fila de pagamento do tribunal em sites do tribunal.
Nesses sites, é possível acessar números cadastrais e, dentro do Judiciário, consultar e baixar os principais pontos de contato das pessoas. Essas informações estão disponíveis por meio de conexão com plataformas de justiça que utilizam identificadores de advogados e promotores, geralmente laranjas.
A técnica dos criminosos é oferecer o retorno em um tempo menor do que o esperado. Eles dizem que, para isso, seria obrigatório pagar uma quantia para pagar os documentos faltantes, e passar uma chave Pix para a vítima fazer uma transferência, quando a quantia é transferida, o usuário é bloqueado.
Outra estratégia é tocar a vítima por meio de correio certificado, com uma identidade visual semelhante à de uma comunicação judicial. A carta também inclui os detalhes de contato do advogado culpado da ação e uma descrição da situação. A correspondência também tem um QR Payment Code Pix.
Para não cair nesse tipo de golpe, é preciso ter muito cuidado e entrar em contato com o escritório de advocacia ou o pró-culpado da ação por meio oficial de comunicação, como telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente, se você receber uma carta da Array. Também tenha cuidado se o advogado precisa fazer contato alegando ter substituído seu número.
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações com as últimas notícias do mundo da tecnologia.