Após a notificação por meio do Procon-SP, que solicitou uma série de explicações sobre a implantação da tecnologia 5G, TIM, Vivo, Claro e Oi enviaram comunicados à TELETIME onde explicaram as medidas de transparência das ofertas para o consumidor de 5ª geração.
Em comum, com exceção da Oi (que saiu do mercado celular), as operadoras relatam que possuem ambientes virtuais com dados completos sobre 5G, como onde você já tem a geração e uma lista de dispositivos compatíveis.
A TIM informa que já recebeu a notificação do Procon-SP e que em breve fornecerá todos os dados solicitados. A operadora especifica que divulga amplamente dados sobre o uso da rede 5G, bem como em smartphones compatíveis com a tecnologia.
No site da operadora há um ambiente virtual onde é imaginável obter todos os dados sobre o 5G. Também planeja disponibilizar aos seus clientes, além da web, uma Central de Atendimento ao Cliente através de *144 do seu celular ou 1056 de qualquer telefone.
A operadora Vivo também diz que possui uma página online dedicada exclusivamente ao 5G, onde você pode perguntar sobre lugares onde a apólice já está disponível. No site, há um conselheiro passo a passo para o uso da geração e quais dispositivos compatíveis estão disponíveis. A página online de . A Vivo comprometida com a 5ª geração de telefonia também contém regularmente perguntas e respostas dos consumidores. Por fim, a empresa afirmou que responderá ao Procon-SP dentro do prazo estabelecido pelo órgão.
Claro, outra operadora notificada através do Procon-SP, também indicou que possui um portal 5G comprometido, com regras sobre tecnologia 5G, dispositivos compatíveis, domínio de políticas e segmento de perguntas e respostas máximas sobre o assunto. Em seu comunicado enviado à TELETIME, a operadora lembra que orienta sua funcionalidade em namoro inteligente com os consumidores e que responderá às consultas do Procon-SP.
Por fim, como já foi observado, a ificação da operadora Oi através da autoridade do cliente gerou a surpresa. No entanto, a Oi informou que participou do leilão de 5G e que desde abril vinha operando no segmento celular.