A Prefeitura do Rio está em condições de oferecer toda a logística para o Rock in Rio, que terá início nesta sexta-feira (02/09), no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O plano operacional inclui 26 órgãos municipais para a realização do festival e inclui instalações como planejamento de transporte, fechamento de vias e limpeza urbana.
“O Rock in Rio é um presente para a cidade. Quero parabenizar toda a equipe do Rock in Rio, que mostrou confiança no futuro do Rio de Janeiro e nunca deixou de acreditar na sua conquista. No evento, quero pedir aos cariocas para receber nossos visitantes, teremos aqui entre 400 e 500 mil turistas”, disse o prefeito Eduardo Paes.
O prefeito destacou que no ano passado ainda havia muita incerteza sobre esta edição do Rock in Rio devido à pandemia Covid-19. Mas isso, graças à vacinação, era imaginável chegar a hora de celebrar o Dia da Reunião.
“Quero lembrar que há um ano, quando anunciamos o Dia da Reunião, em 2 de setembro, com o início do procedimento para flexibilizar medidas restritivas, fomos criticados, mas a ciência depois provou que estávamos certos. O Rio é a cidade do abraço, do contato físico, como o Rock in Rio”, disse o prefeito.
A equipe municipal terá os quadros de mais de dois mil funcionários municipais, 54 veículos, 23 caminhões e 22 máquinas, entre outros. Por meio do Centro de Operações (COR), que coordena as atividades dos órgãos municipais, 129 câmeras estarão no entorno do Cité du Rocher, em questões estratégicas para a mobilidade urbana.
Nesta edição, que acontece nos dias 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11 de setembro, como parte do desenvolvimento de planos de operação de ônibus para o transporte público no local, com o objetivo de minimizar os efeitos sobre a população, o serviço de fretamento de ônibus (Special Rock Express Service) foi criado em nome dos organizadores do Rock In Rio, que usará o trem BRT.
Somente cidadãos credenciados acessarão os pontos de bloqueio.
Várias interdições de trânsito estão previstas, dentro do perímetro do Parque Olímpico, no dia do evento. Por exemplo, entre 14h e 20h e 6h, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, no trecho entre a Estrada Arroio Pavuna e a Avenida Salvador Allende (veja proibições e formas de eleição na apresentação anexa).
As equipes da CET-Rio monitorarão todo o domínio do evento com câmeras, diretamente do NRC, o que permitirá ajustar a sincronização dos semáforos. Além disso, 17 reboques estarão localizados em pontos estratégicos para despacho rápido em caso de acidente.
Nos pontos de bloqueio, somente cidadãos credenciados no passado poderão passar pelas subprefeituras da Barra e Jacarepaguá, carros oficiais e pelo BRT. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, os cidadãos evitam dirigir sempre que possível. Nos dias de manifestações, será proibido o estacionamento, além dos espaços já regulamentados, em diversas vias da região. Como não haverá área de estacionamento, a Prefeitura recomenda que os cidadãos usem o transporte público.
“Propomos que os cidadãos e qualquer pessoa do domínio dê preferência na hora da manhã, quando não haverá cortes no trânsito. Como grande novidade este ano, vamos controlar os espaços bloqueados por barreiras. Moradores e carros credenciados recebem etiquetas, que abrirão automaticamente as portas, o que vai acelerar e diminuir a opção de fraude”, disse o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.
Todos os dias do evento, a CET-Rio trabalhará com 210 agentes de trânsito, somando operadores e equipamentos, além de 27 motocicletas autocelulares operacionais e 35 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Haverá também 23 celulares e sinais de mensagens variáveis constantes, banners e banners instalados no domínio para implicar os tempos e rotas finais.
Transporte público terá um serviço
O Rock Express é o serviço oficial de transporte do festival, que partirá do Jardim Oceânico e do terminal Alvorada diretamente para a Cidade do Rock, no Parque Olímpico, através do canal BRT. O preço do ingresso Rock Express custa R$ 22, inclui ida e volta e terá que ser adquirido no site: www. shippingerockexpress. com. br
A operação dos ônibus do serviço especial Rock Express é uma autorização dada pela prefeitura do Rio para a organização do evento.
“É que outras pessoas compram passagens de ida e volta com antecedência, para que possam sair da ocasião rapidamente. Lembro que o Rock Express vai utilizar o canal brt, sem procissão nas estações e irá diretamente para o terminal do Centro Olímpico. “disse a Secretária de Navegação Maína Celidonio.
Como funcionará o BRT?
O BRT vai levá-lo até a Cidade do Rock.
Dias de ocasião muda:
A linha 53B partirá do Terminal Alvorada, no Jardim Oceânico.
A linha 50 não funcionará em feriados.
Nos horários de pico, os passageiros que desejam utilizar o lounge da Transolímpica devem pegar a linha 51A no terminal Alvorada.
Fechamento das estações de BRT circundantes:
– Rio 2: 14:00 às 06:00
– Parque Olímpico: 10h às 6h
– Morro do Outeiro: Fechado para reformas a partir de 02/09. Previsão de reabertura: 12/09
– Terminal centro olímpico: fechado para o evento. Previsão de reabertura: 13/09
BRT para cidadãos e trabalhadores
Devido ao fechamento das estações no entorno do Rock in Rio, cidadãos e funcionários de domínio que utilizam o BRT para se locomover terão que utilizar as estações Riocentro e Minha Praia.
Serviço de táxi
A operação de táxi será realizada à noite, no final do evento, a partir das 23:00 horas. O ponto de partida será na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente ao Parque Olímpico.
Deve-se notar que a força motriz do táxi não é permitida para operar o serviço de táxi na área delimitada. O acesso à força motriz do táxi que está no local legal só será permitido.
Avenida Embaixador Abelardo Bueno ganhou diversas intervenções
Além de ter uma equipe exclusiva que cobria os sete dias do evento, 24 horas por dia, a Secretaria Municipal de Conservação realizou diversas na região da Barra. Um dos destaques foi a readaptação de uma transferência na estação BrT Jardim Oceânico, para facilitar o estacionamento e o acesso dos ônibus, conseguindo assim melhor tráfego.
Na Avenida Embaixador Abelardo Bueno foram realizadas diversas intervenções: correção de uma deformação do asfalto; recuperação da rampa de acessibilidade e eliminação de viagens constantes na calçada; manutenção de trechos quebrados da motocicleta; recuperação de bordas e pisos entrelaçamentos; substituição e atualização de grades e tampas; desmontagem do layout de concreto e instalação do telhado de concreto. Na Avenida Salvador Allende, os plugues de concreto também foram substituídos.
– Fizemos alguns na área do Parque Olímpico, como reformar as calçadas ao redor, limpar os ralos e substituir as grades e engarrafamentos, na maioria das vezes por concreto para evitar roubos. Após cada dia do evento, uma equipe especial sairá pela manhã para realizar uma inspeção preventiva e verificar se você quer fazer mais alguma coisa – disse a secretária de Conservação Anna Laura Valente Secco.
Devido ao Rock in Rio, todas as licenças para pinturas de revendedores em locais públicos ao redor do Parque Olímpico foram suspensas de 22/08 a 13/09. A resolução se aplica às licenças já concedidas e à emissão de novas licenças.
A medida inclui as seguintes áreas: avenidas Embaixador Abelardo Bueno, Salvador Allende, das Américas, Imperatriz Leopoldina, Olof Palme, Vice-Presidente José Alencar, Jaime Poggi e Alfredo Balthazar da Silveira; Estradas Bandeirantes e Coronel Pedro Corrêa; e Rua Aroazes, Abrahão Jabour, Francisco de Paula, Franz Weissman, Jorge Faraj, Leonardo Vilas Boas e Pedro Calmon.
A polícia e a patrulha de trânsito terão 962 policiais consistentes com o dia.
O Serviço de Ordem Pública realizará trabalhos no Rock in Rio com 962 agentes consistindo em dias de vigilância e trânsito, com reboque, fiscalização, ordenamento de vendedores ambulantes, patrulhamento de vias de acesso e estações de BRT, além de inspeções e movimentações prévias em caso de emergência. a Guarda Municipal (GM-Rio) utilizará 621 funcionários diurnos nos serviços de interdição e fiscalização de trânsito, além de patrulhamentos e planejamento urbano. Outros 158 agentes diários da BRT Seguros patrulharão as estações.
– A Secretaria de Ordem Pública terá nove órgãos na ação direta da manifestação, o máximo vital dos quais será a Guarda Municipal, com 621 agentes constituídos pelo dia. Além disso, a Proteção Civil já está funcionando em parceria com os organizadores e está realizando visitas preventivas. E a Coordenação de Licenças e Fiscalização já começou a dar autorizações para instituições de publicidade que vão gerar um certo tipo de atividade econômica e também para os movimentos publicitários que vão ativar o festival — disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Agentes da Guarda Municipal (GM-Rio), Proteção Civil, Subsecretaria de Operações (SUBOP), Coordenação de Controle Urbano (CCU), Coordenação de Licenças e Fiscalizações (CLF), Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CTEC), Fiscalização de Gestão de Estacionamentos e Reboques (GFER) e Seguro BRT.
Comlurb vai posicionar duzentos caixas nas proximidades da Cidade do Rock e colocá-las com Lixo Zero
A Comlurb preparou uma programação especial com a abrajada de 181 ruas condizente com o dia para a limpeza externa da área do festival, dividida em 3 equipes, por 24 horas, somando toda a duração da Avenida Abelardo Bueno e estradas circunvizinhas, como as Avenidas Salvador Allende, Ayrton Senna, Américas, Armando Lombardi e o Ministro Ivan Lins, entre outros.
O serviço diário virá com caminhões compactadores, varredores e vans com motobomba para lavagem de estradas com água de reuso e adição de detergente e hipoclorito, entre outros equipamentos. E, desde 19 de julho, a equipe de vetores do Centro de Pesquisa comlurb está realizando uma operação de roedores a cada duas semanas como parte da preparação do local.
A empresa também distribuirá duzentos caixas de 240 litros na aventura entre as rodoviárias e o local do evento. Para monitorar o descarte anormal de resíduos e outras pessoas urinando em vias públicas, o Programa Lixo Zero pintará nas proximidades do Estádio Olímpico. Parque, adicionando a expansão da Avenida Salvador Allende.
“Teremos cerca de duzentos varredores de rua ao ar livre e distribuiremos 240 caixas ao redor do Parque Olímpico. Também temos um contrato de limpeza com o Rock in Rio, para pintar internamente o funcionamento do festival. Um ponto vital é que todos os tecidos reciclados coletados serão destinados às cooperativas de lixo e todo o componente biológico será transportado para o Ecoparque do Caju. Dessa forma, vamos reutilizar cem por cento dos resíduos do evento”, disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
No domínio interno da Cidade do Rock, por meio da organização, a Comlurb limpará a Rua 761 de acordo com os dias, em um programa de limpeza especial e sustentável, também com a colocação de caixas para o descarte correto de tecidos potencialmente recicláveis e biológicos. . Todos os tecidos recicláveis serão encaminhados aos co-moradores e os resíduos biológicos passarão para o EcoParque do Caju, onde serão processados e convertidos em fertilizantes.
SMS realiza inspeções e vigilância
Os movimentos da Secretaria Municipal de Saúde começaram em junho, com o Instituto Municipal de Vigilância em Saúde, Vigilância Zoonótica e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) organizando reuniões para dar recomendações aos fornecedores sobre as necessidades de saúde a serem atendidas e os fundamentos do manejo alimentar. Durante o Rock in Rio, o IVISA-Rio inspecionará os estabelecimentos publicitários do local do evento e seus arredores, bem como os sete centros de saúde disponibilizados pela organização do festival.
Nos últimos meses, a Coordenação de Vigilância do Entorno de Santé tem realizado movimentos de controle de vetores (prevenção de arboviroses) na área do Parque Olímpico. Durante o Rock in Rio, a vigilância e a reação às emergências de aptidão pública serão realizadas através da equipe do CIEVS Rio de 8 técnicos. . Eles serão culpados de tomar medidas emergenciais, como em caso de identificação de doenças como monkeypox e Covid-19 entre o público fornecido no festival.
“Os movimentos da Diretoria de Saúde começaram meses antes do Rock in Rio, os preparativos, para que o festival possa simplesmente tomar posições em situações de proteção física para o público e os funcionários. Agora, no evento, vamos fazer inspeções e vamos continuar -Até garantirmos essa proteção”, disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.