A série “Sempre Alerta” desta semana apresenta os principais tipos de golpes de empréstimo e métodos fraudulentos usados por criminosos para atrair vítimas. Os meios de golpe mais usados são a criação de falsificações para roubar o conhecimento do cliente e pedir um adiantamento para desbloquear o dinheiro. A informação é a grande melhor amiga para proteger contra armadilhas e o Serasa explica os golpes máximos comuns:
● Simulação de empréstimo para roubo de conhecimento
Sites falsos oferecem um formulário de simulação de empréstimo, através do qual o conhecimento da vítima é roubado quando preenchem o formulário de inscrição. Esses sites da Internet são semelhantes aos dos bancos e das mesmas cópias. Os criminosos usam os dados apreendidos para solicitar empréstimos em nome da vítima e se envolver em outras fraudes. Os golpistas também atuam por meio de páginas falsas de instituições oficiais, como a Receita Federal, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Banco Central.
● Depósito antecipado para liberação
Nenhum estabelecimento monetário pode avaliar taxas ou adiantamentos em contas de crédito, no entanto, os golpistas oferecem empréstimos falsos e pedem um pagamento adiantado. Para convencer as vítimas, elas mentem, por exemplo, que o depósito é uma condição para liberar um empréstimo aos inadimplentes ou que houve um bloqueio que pode ser resolvido com o pagamento de uma taxa.
1. Empresas de pesquisa:
Procure o endereço físico da instituição financeira, contatos oficiais, imagens e avaliações de visitantes. Visite sites que comparam a reputação de empresas, como o Reclame Aqui, e cuidado com “imperdíveis” e negócios rápidos, criados para construir um senso de confiança. urgência e ansiedade e obstruir o raciocínio da vítima.
2. Encontre um local de simulação:
Para saber se o site é real, verifique se o e-mail suporta as letras https (não apenas http) e procure um símbolo de cadeado na barra de navegação, indicando que o site está seguro.
3. Nunca faça um depósito:
Os estabelecimentos financeiros não exigem um depósito para liberar um empréstimo. Se isso acontecer, não se engane: é uma farsa.
4. Não percentualr seus dados do WhatsApp:
Os golpistas tocam em você por telefone para oferecer condições especiais de empréstimo e solicitar dados seguros. Nunca forneça números de verificação a terceiros, evitando assim a clonagem de suas contas de mídia social através de criminosos que procuram baixar empréstimos e dedicar outros golpes em nome das vítimas. .
5. Ne fornecer seu conhecimento nas mídias sociais:
Os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, mentem dizendo que trabalham para uma empresa, oferecem um empréstimo pré-aprovado e solicitam suas informações táteis. Nunca forneça seu endereço, número de telefone e documentos não públicos desta forma. Instituições sérias, documentos são enviados para os sites e aplicativos oficiais da empresa, nunca para as redes sociais.
6. Depositar na conta individual:
Os bilhetes dos estabelecimentos monetários estão em chamada de pessoas jurídicas. Nenhum banco usa contas individuais para receber pagamentos.
7. Tenha cuidado com empréstimos para pessoas negativas:
Muitos criminosos usam essa isca para atrair as vítimas mais vulneráveis. Nenhum estabelecimento de verdade pede faturas iniciais para liberar empréstimos para outras pessoas que estão na lista de inadimplência.
1. Reúna todas as evidências disponíveis, como comprovante de depósito, capturas de tela da página online que enviou o empréstimo e conversas com criminosos;
2. Registrar um boletim informativo (B. O. );
3. Informá-lo do que aconteceu;
4. Registre o caso em órgãos de cobertura, como o Procon.
Confira o conteúdo completo no blog do Serasa Premium:
https://www. serasa. com. br/ecred/blog/golpe-do-emprestimo-tipos-mais-comuns-e-como-se-prevenir/
Este conteúdo também está disponível em vídeo no canal Serasa Tea:
Serasa Premium contribui para a proteção do conhecimento
O Serasa Premium está ajudando o usuário contra fraudes através do rastreamento de dados em tempo real. Alertas de solicitações e outras transações no CPF e CNPJ mantêm o usuário informado da situação.
Saiba mais: https://www. serasa. com. br/premium/
Sobre o Serasa:
Com o objetivo de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece todo um ecossistema voltado para a adequação monetária da população com produtos e serviços virtuais.