Afetação. . .
Reação
A assembleia que as seções do sorteio incluiu representantes dos partidos, da OAB-MT e do Ministério Público Eleitoral
Máquinas eletrônicas – Foto: Reprodução
O sorteio para a auditoria da votação eletrônica ocorrerá em 27 espaços eleitorais de Mato Grosso, de acordo com a decisão da assembleia realizada na segunda-feira (29). ), o Ministério Público Eleitoral e outros órgãos foram convidados a participar do evento por meio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O escopo do Tribunal previa a realização da loteria em 25 distritos eleitorais, levando em conta o raio de trezentos quilômetros de Cuiabá, devido à complexidade da logística de transporte das urnas.
Primeiro foram planejados os seguintes municípios: Cuiabá (1º, 39º, 51º e 55º ZE), Rosário Oeste (3º ZE), Poconé (4º ZE), Nova Mutum (5º ZE), Cáceres (6º ZE), Diamantino (7º ZE), Rondonópolis (ZE 10 e 46), Campo Verde (ZE 12), Barra do Bugres (ZE 13), Jaciara (ZE 14), Arenápolis (ZE 17), Mirassol D’Oeste (ZE 18), Tangará da Serra (ZE 19), Várzea Grande (ZE 20 e 49), São José do Rio Claro (ZE 29), Chapada dos Guimarães (ZE 34), Santo Antônio de Leverger (ZE 38), Primavera do Leste (ZE 40), Pedra Preta (45 ZE) e Poxoréu (47 ZE).
Por sugestão do Partido Novo, que enviou representantes à assembleia, foram incluídos os espaços eleitorais de Sinop (22ª ZE) e Barra do Garças (9ª ZE). A assembleia também contou com representantes de outros partidos de coalizão, a OAB-MT e o procurador regional eleitoral Erich Raphael Masson.
Os representantes dos partidos e órgãos credenciados podem decidir sobre uma seção eleitoral da área eleitoral sorteada para o controle das urnas. Para isso, eles devem enviar o formulário de credenciamento preenchido antes de 16 de setembro para o endereço de e-mail para [email protected]
Como está indo
Este ano, duas burocracias de auditoria estão previstas nas urnas eletrônicas, a fim de aumentar a transparência do processo de votação. A verificação de integridade das urnas eletrônicas será realizada no mesmo dia e no mesmo horário da eleição. em 20 urnas. O controle de autenticidade dos sistemas eleitorais, por outro lado, será realizado algum tempo antes do início da votação, verificando a autenticidade e integridade dos sistemas em 3 urnas, diretamente na estação de votação.
Todos os dados sobre o procedimento eletrônico de auditoria eleitoral podem ser encontrados no site do TRE-MT.