A frota brasileira realizará uma exposição nos dias 3, 4 e 8 de setembro no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, com passeios por alguns barcos ancorados por lá. A ocasião será aberta ao público e é sobre as comemorações do 200º aniversário do Esquadrão, que foram criadas ao mesmo tempo que a independência do país.
Na ocasião, haverá estandes de Organizações Militares subordinadas ao Comando Chefe da Frota, tais como: Comando da Aeronáutica Naval, Comando da Primeira Divisão da Frota, Comando da Segunda Divisão da Frota, Comando da Força de Superfície, Comando da Força Submarina, Base Naval do Rio de Janeiro, Centro de Administração Naval em Niterói, Centro de Apoio a Sistemas Operacionais, Centro de Manutenção de Pequenos Barcos e Unidade Médica da Frota.
Além da oportunidade de conhecer os principais pontos das atividades realizadas através da frota, através dos estandes visitados, o público terá acesso à Capitânia da Esquadra, ao aeródromo multiuso – NAM Atlântico e ao veleiro “Cisne Branco”. “, nos dias 3 e 4, e a fragata Rademaker e a Corveta Júlio de Noronha, bem como a Escola Naval Portuguesa “Sagres”, no dia 8 de setembro.
A ocasião é folgada e o público interessado pode se inscrever antecipadamente, no site www. 200anosdaesquadra. marinha. mil. br, a partir desta quinta-feira (1).
Aeronave Multiuso Atlântico (A140) – A Aeronave Multiuso Atlântica possui funções adaptadas à complexidade das operações anfíbias e aéreas. Incorporado à Marinha do Brasil em 2018, ainda sob a classificação de porta-helicópteros, o NAM “Atlântico” designou como carro-chefe da frota brasileira e, entre outras características vitais, tem capacidade para transportar até 16 aeronaves e cerca de 750 fuzileiros. Naval
PUBLICIDADE
Veleiro “Cisne Branco” (U20) – Tem como objetivo proporcionar à cultura e às tradições marítimas brasileiras e nossas instruções marítimas, além de reprovisionar o país em eventos nacionais e estrangeiros, o que o torna conhecido como “Embaixada do Brasil no Mar”.
Rademaker Fragagate – A fragata Rademaker (F49), recentemente pertencente à classe Greenhalgh, tem como armamento principal dois lançadores de mísseis Exocet MM-40 duplos e dois lançadores de mísseis antiaéreos Sea Wolf seis vezes, capazes de oferecer uma defesa pontual.
Corvette Julio de Noronha – Fabricado no Brasil, o Corvette Julio de Noronha (V32) pertence à elegância de Inhaúma e possui canhões e sensores que lhe permitem combater a guerra antissubmarino, superficial e antiaérea.
NE Sagres – Fornecido pelo Brasil, o NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e aquele que exibe decorações estrangeiras em seu padrão nacional. (Fonte/Site da Marinha Portuguesa)
Serviço: Local: Prédio itinerante – Praça Mauá, nº 2, Zona Portuária, Centro, Rio de Janeiro – RJ Data: 3 e 8 de setembro de 2022 Horário: das 9h às 17h Entrada: folga Inscrições: www. 200anosdaesquadra. marinhaArraymil. br