A TRX e a BRL, gestora e administradora do fundo de investimento imobiliário TRXF11, respectivamente, assinaram um contrato de locação “sob medida”, que contempla a aquisição de terrenos, a progressão imobiliária e a estrutura daquela que será a primeira loja Leroy Merlin no Estado da Bahia.
Localizado em Salvador, o lote de 26. 000 m² a ser adquirido receberá pinturas para abrigar a nova unidade home center, que terá aproximadamente 31. 000 m² de área construída, sendo alugada para a loja francesa por pelo menos 20 anos.
No total, a transação concluída tem um valor de R$ 106. 707. 000,00.
Com a assinatura do contrato, começará a era de progressão imobiliária e obras – estimadas em 18 meses – em que a TRXF11 obterá a locação provisória dos ativos até a abertura da loja, quando começará o pagamento do contrato final.
Com a nova propriedade, a Bahia ocupa a posição de 3º estado como percentual da renda do fundo, responsável por 10,51% da renda arrecadada. Esse contrato, em particular, será a fonte de 6,21% da renda mensal paga ao fundo. .
A transação faz parte da estratégia da TRXF11 de construir seu portfólio com ativos localizados em regiões com alta densidade urbana, alugados para empresas gigantes, basicamente por meio de contratos.
Uma das principais características desse tipo de contrato é que ele é de longo prazo e acarreta uma penalidade pela rescisão antecipada sobre todo o saldo remanescente do contrato, o que garante que os valores acordados para os aluguéis serão recolhidos integralmente através do fundo.
O documento também prevê a impossibilidade, por parte do locatário, de exercer a ação de revisão do aluguel do período inicial, e o uso da garantia como garantia de aluguel.
Com mais de 55 mil investidores ativos, a TRXF11 possui recentemente 425 mil m² de área bruta alugável, em treze estados, arrendados a empresas como Assaí (ASAI3), Pão de Açúcar (PCAR3), Extra, Carrefour (CRFB3), Obramax e Sodimac.
Recentemente, o 6º fator de provisionamento do FII arrecadou mais de R$ 160 milhões, o dobro do valor da oferta, lote 80 milhões mais lotes