VÍDEO: Flagrante de depredação do BRT-Rio na noite deste sábado (24). Jovens danificam equipamento de ônibus que viaja com portas abertas

Vandalismo cada vez é mais constante no sistema que vai receber coletivos 0 Km com bloqueadores que evitam que os coletivos andem com as portas abertas. Homem caiu de viaduto após forçar equipamentos

ADAMO BAZANI

Mais um ônibus articulado do sistema BRT do Rio de Janeiro foi alvo de vandalismo por volta de 19h deste sábado, 24 de setembro de 2022.

Colaborador do Diário do Transporte, o jornalista Teotônio Mariano, flagrou dois jovens abrindo a tampa da área dos equipamentos de controle de portas do coletivo.

Após o ato, o dispositivo foi destravado e os rapazes viajaram com a porta aberta.

Em nenhum momento, o ônibus parou e o motorista nada podia fazer, já que agressões contra os funcionários do BRT se tornaram comuns, assim como os atos de vandalismo.

O caso aconteceu quando o ônibus se deslocava entre o Terminal Alvorada e o Terminal Jardim Oceânico.

A tampa de proteção da área de equipamentos de porta ficou pendurada, se movendo bem na região por onde os passageiros entram e saem, podendo ocasionar um acidente.

Os dois jovens concluíram a viagem após o vandalismo.

O Diário do Transporte pediu um posicionamento da Mobi-Rio, empresa da prefeitura, responsável pela operação e gestão do BRT-Rio.

HOMEM CAIU DE VIADUTO PORQUE BRT TRAFEGAVA COM PORTAS ABERTAS:

Já viraram comuns as cenas de ônibus do BRT do Rio de Janeiro trafegando com as portas abertas, o que representa riscos para os passageiros e demais pessoas na via.

No dia 19 de setembro de 2022, um homem caiu de um viaduto em Cariacica, na zona Oeste do Rio de Janeiro porque o BRT onde estava, trafegava de portas abertas.

O acidente ocorreu por volta de 19h, nas proximidades da Estação Asa Branca, sentido Avenida Brasil da Transolímpica.

Testemunhas dizem que o homem forçou a porta do ônibus em movimento.

Ainda de acordo com os relatos, o rapaz estava pendurado na porta quando o veículo do tipo articulado subia o viaduto.

A queda foi de uma altura de cinco metros.

O homem foi hospitalizado e não corre o risco de morrer.

ÔNIBUS NOVOS:

Como mostrou o Diário do Transporte, em 22 de setembro de 2022, saiu da fábrica o primeiro ônibus articulado para o sistema BRT do Rio de Janeiro comprado pela prefeitura.

O município, que assumiu a operação do BRT em fevereiro de 2022, comprou 291 veículos, em licitações diferentes, sendo 220 articulados e 71 padrons, ao custo de cerca de R$ 500 milhões.

A estimativa da prefeitura é que o primeiro lote esteja em operação integral até dezembro deste ano.

Ao todo, o poder público quer adquirir uma frota de 572 ônibus de diferentes configurações.

Relembre:

Primeiro ônibus articulado para o BRT-Rio comprado pela prefeitura é concluído

Os veículos possuem um sistema que divide o espaço destinado ao motorista dos passageiros, com um material parecido com o acrílico.

De acordo com a prefeitura, é uma medida de segurança para tentar evitar agressões de passageiros contra os motoristas.

Além disso, o município diz que, de acordo com a especificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os ônibus terão bloqueadores de portas automáticos, não podendo rodar caso as portas estejam abertas.

“Durante as viagens, muitos passageiros forçam as portas dos articulados e até quebram seus mecanismos para mantê-las abertas”  – reconhece a prefeitura.

Confira na íntegra a nota da MOBI-Rio.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *