Barragem de Minas Gerais entra em alerta máximo

A inspeção inicial foi assumida na sexta-feira (7/10), por técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) acompanhando o caso.

Uma investigação por meio da mineradora AngloGold Ashanti anunciou um alerta nível 1 para uma de suas barragens, o CDS II, no município de Santa Bárbara, Minas Gerais. A inspeção inicial foi realizada na sexta-feira (7/10), por meio de técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) que estão acompanhando o caso.

Em nota publicada no sábado (8), a AngloGold Ashanti afirmou que a resolução do alerta segue o Plano de Ação emergencial para barragens de mineração (PAEBM): “Neste nível, não é para ligar as sirenes ou evacuar a zona de auto-salvamento, pois não há ameaça iminente de falha. Ressaltamos que o governo competente está envolvido.

“A transição para o ponto 1 é preventiva e continuará até a apresentação dos estudos e análises por meio da auditoria externa especializada que confirma a proteção e estabilidade da barragem perante a ANM. Ressaltamos que a barragem CDS II possui todas as licenças legais, além da condição de estabilidade emitida por meio de auditoria externa em setembro de 2022”, disse.

No início da noite, a AngloGold Ashanti alegou ter obtido um relatório de uma empresa externa especializada em casos como este “certificando que a proteção da barragem CDS II está acima do nível, demonstrando a proteção e estabilidade da estrutura”. “Treinamento”

A proteção existente é de 1,82, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1,50. Portanto, cidadãos próximos ao domínio devem ser notificados. Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato com o canal de agendamento pelo telefone 0800 72 71 500.

Com Agência Brasil

Escreva aqui o que você está procurando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *