Minas Gerais confirma morte por macacopox

O corredor da cidade de Pouso Alegre (MG) confirmou, neste domingo (9), a morte de um usuário através de macacopox. De acordo com um depoimento, a vítima é um homem de 21 anos com comorbidades que estava internado desde 11 de setembro. .

Atualmente, no município, há quatro casos comprovados (um deles o paciente falecido e o outro que passou por isolamento domiciliar), um sob investigação e 45 rejeitados.

Doença no Brasil

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (7), até o momento, há 8. 340 casos de macacopox no Brasil. Outros 4. 586 são monitorados. O estado de São Paulo tem o número de casos (3. 843), seguido pelo Rio de Janeiro (1. 120) e Minas Gerais (514). Com a morte registrada no domingo, o país já registrou duas mortes em Minas Gerais e mais duas no Rio de Janeiro.

Difusão

Conhecida mundialmente como varíola de macaco, a varíola é uma doença causada por um vírus e transmitida através de contato próximo ou íntimo com um usuário inflamado com lesões cutâneas. O contato pode ser através de abraços, beijos, massagens, sexo sexual ou secreções respiratórias. tocando com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que têm sido utilizadas pelo paciente.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro lote importado de vacinas contra a varíola já está no Brasil. As 9. 800 doses desembarcaram na última terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses foram adquiridas pelo governo por meio do fundo giratório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os próximos lotes serão entregues até o final de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *