Ministério da Saúde lança programa de vacinação para municípios fronteiriços

Até dezembro, 33 municípios brasileiros que compartilham uma divisão seca ou fluvial com municípios de outros países terão intensificada a vacinação. O Ministério da Saúde apresentou nesta segunda-feira o programa de vacinação em municípios de dez estados.

O plano de ação será implantado no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Esses estados abrigam os 33 municípios que possuem duas cidades na Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.

Países e municípios vizinhos foram convidados a aderir ao plano de ação. O dossiê tem como objetivo vacinar as taxas nessas localidades e prevenir novos casos e a reintrodução de doenças no território nacional.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 588 municípios ao longo de suas fronteiras, o que corresponde a 16,7% do território brasileiro. Desse total, 33 são classificados como municípios duplos por estarem delimitados através da divisa seca ou fluvial.

O objetivo do Ministério da Saúde é atualizar o prestígio vacinal da população de todas as equipes de idade nessas localidades. Tanto a população residente em municípios brasileiros quanto os estrangeiros residentes no Brasil obterão as seguintes vacinas: contra a poliomielite; tríplice viral; COVID-19; oposição à febre amarela; pentavalente e pneumococcus-10.

A população-alvo desses municípios é de aproximadamente 1,34 milhão de pessoas. Os municípios serão distribuídos da seguinte forma: Acre (quatro municípios), Amapá (um município), Amazonas (um município), Mato Grosso (um município), Mato Grosso do Sul (sete municípios), Paraná (quatro municípios), Rio Grande do Sul (11 municípios), Rondônia (um município), Roraima (dois municípios) e Santa Catarina (um município).

O programa de reforço vacinal nas áreas de fronteira segue até 16 de dezembro, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde.

Veja também

– Porto Alegre estende para 30 anos o público que pode obter a 4ª dose Covid-19

– Paciente que se livrou de um tumor de 46 kg morre 11 dias após a cirurgia

– Congresso sobre ar condicionado nesta terça-feira em Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *