O governo do Tocantins busca seu objetivo de vender a socialização, integração e estímulo de categorias fundamentais, por meio da Escola Nilton Santos, uma comissão desenvolvida pela Secretaria de Estado do Esporte e juventude (Seju). Desta vez, esses jovens atletas serão desafiados no Campeonato I Olé nas Drogas, promovido por meio da Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A festa começou neste sábado, 29 de dezembro e segue até 3 de dezembro, com jogos nos finais de semana.
Caio Gabriel é membro da Escola Nilton Santos na categoria sub-13. O atleta vê a participação dos bolsistas do projeto no Campeonato de Olé nas Drogas como uma boa oportunidade para garantir a prevenção e o combate às drogas entre os jovens. É muito bom, porque vai nos inspirar a procurar o jogo e não as drogas. É maravilhoso inspirar os jogos e sonhos de muitos adolescentes”, disse o estudante.
Paula Mendes é uma das maiores defensoras de seu filho Paulo Victor e para ela o jogo é uma maravilhosa melhor amiga na luta contra as drogas e, portanto, na progressão dos jovens. um incentivo para jogar bola, sair da rua e fazer atividade física também”, disse.
Paulo Victor está bem ciente da importância do jogo em sua vida. “Acho inteligente porque treinamos, fazemos amigos, jogamos muito, participamos de campeonatos e torneios. Estou muito feliz”, disse o atleta de baixo-11.
O professor Gilberto de Souza, desenvolve em suas categorias da Escola Nilton Santos, o conceito que mais do que recreação ou festas, brincar é o culpado pela progressão de caráter e formação de jovens. Na abertura do campeonato de Olé nas Drogas, o treinador parabenizou a organização pelo conceito da ocasião e aproveitou para ressaltar que a participação dos companheiros nos torneios está ajudando a promover o progresso dos jovens. “Ocasionalmente vemos outros jovens que ainda não tiveram a chance de ouvir, para ensisuá-los cientes de que as drogas realmente não levam a nada. Esse festival é de extrema importância para que eles possam pensar e entrar na cabeça que as drogas não vão a lugar nenhum”, disse ele.
Sobre o campeonato
O Campeonato Olé nas Drogas reunirá 22 equipes, nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Os jovens atletas de Palmas, Paraíso e Nova Rosalândia serão desafiados até o dia 3 de dezembro. As partidas serão disputadas no Nilton Escuela Santos, Estádio Nilton Santos, 1º Batalhão, Aureny III Court e Lake Court.
O chefe de política de drogas da Fundação Municipal da Juventude de Palmas e um dos idealizadores do campeonato, Bruno Mendes, explica que o objetivo também é divulgar a socialização. “O conceito dessa atribuição é que eles estão em confraternização com outros jovens e através do esporte, fazem isso de prevenção e conscientização no combate às drogas. Esse é o conceito da tarefa”, explicou.
Resultados do primeiro do Campeonato de Drogas de Olé
-Local do jogo: Colégio Nilton Santos
*Escolinha Nilton Santos 0 x 0 GET Paraíso (menores)
*Fla Palmas 12 0 x GET Paradise (Sub-13)
*Escola Nilton Santos 0 x 2 Fla Palmas (sub 13)
-Local dos jogos: Estádio Nilton Santos
*CFA Palmas 2 x 1 Batalhão (Sub-13)
* Batalhão nova rosalândia 0 x 6 (menores de 15 anos)
*CFA Palmas B (Sub-14) 1 x 0 CFA Palmas A (Sub-15)
Escola Nilton Santos
Pilares como integração, qualidade de vida, mente saudável e escolaridade dentro e fora da caixa são elementos vitais na formação de um atleta. Com esse propósito em mente, a Escolinha Nilton Santos oferece aos escolares mais de 7 a 17 cursos soltos orientados por profissionais com experiência técnica na caixa de jogos, que trazem a esses jovens outras classes que o jogo vai muito além de jogos ou competições. A comissão é promovida através da Secretaria de Estado do Esporte e da Juventude e acontece na Arno 43 (407 Norte), Palmas.
A cessão foi fundada em 1997, sob o nome de Espaço Mané Garrincha. A escola Nilton Santos ganhou essa chamada em dezembro de 2001, quando o ex-jogador e ídolo do Botafogo veio morar em Palmas.