Com 58,70% dos votos válidos, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco, após derrotar Marília Arraes (Solidariedade), que obteve 41,30%. É a primeira vez na história que o Estado será liderado por uma mulher. A deputada eleita é Priscilla Krause (Cidadania).
Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-graduação em direito e economia, Raquel tem 44 anos e é funcionária da Procuradoria Geral do Estado.
Foi eleita deputada estadual em 2010, pelo PSB, mas deixou seu cargo para tomar posse da Secretaria da Infância e Juventude no atual mandato de Eduardo Campos (PSB). Em 2014, foi reeleita deputada estadual.
Em 2016, Raquel Lyra filiou-se ao PSDB, partido do qual é filiada recentemente, e nesse mesmo ano elegeu-se prefeita de Caruaru, após vencer outra legislatura em 2020. Ela renunciou ao cargo em março deste ano para concorrer a governador. de Pernambuco.
“Agora cabe ao presidente ter seu tempo e, acima de tudo, ter a área para reunir a equipe mais produtiva”, disse o emedebista.
Detalhes do procedimento foram revelados, pois o atual presidente ainda não comentou sobre a eleição.
Essa é uma forma oblíqua de influenciar o partido que até pouco tempo exercia através do ex-governador de São Paulo João Doria.
Os bolsonaristas falam de uma técnica contrária aos crimes eleitorais, enquanto a corporação diz que são controles de regime