O partido União Brasil anunciou nesta quarta-feira (5) que não apresentaria oficialmente nenhum candidato no momento circular das eleições presidenciais, disputadas pelo ex-presidente Lula (PT) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em nota, o presidente do partido, deputado federal Luciano Bivar (PE), disse que essa posição se deve a posições divergentes dentro do partido.
“Em um jogo tão gigante, é à base de ervas que há posições divergentes. No que diz respeito à democracia intrapartidária, a liderança nacional da União Brasil toma a decisão de liberar seus conselhos e filiados para seguirem seu próprio caminho, com responsabilidade, no momento circular das eleições presidenciais e nacionais. “
No primeiro turno, a União Brasil apresentou a candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS), que terminou a disputa em segundo lugar, com 0,5% dos votos.
Após a fusão entre o DEM e o PSL, o partido nasceu como o mais rico do Brasil. Com a fusão das duas siglas, ele conquistou momentaneamente a cadeira vital máxima na Câmara dos Deputados e, consequentemente, o maior percentual do Fundo Eleitoral. No entanto, alguns deputados deixaram a sigla na última janela do partido.
Nas eleições de 2022, o partido elegeu 59 deputados federais e terá a terceira maior bancada na Câmara no ano que vem. Será também o momento do partido com maior representação no Senado, com 12, um a menos que o PL de Jair Bolsonaro. posição oficial, parlamentares máximos eleitos Bolsonaro oposição a Lula.
“Com tanta força, a União Brasil vai exigir que os funcionários públicos cumpram suas promessas e, sobretudo, mantenham valores democráticos, o Estado de Direito e suas instituições”, diz a nota de Bivar.
A União Brasil, em sua primeira corrida eleitoral pós-fusão, comemora o expressivo voto que o brasileiro confiou aos seus candidatos.
O TEMPO já está em Brasília. Acesse a política especial da capital federal às notícias dos Três Poderes.
—
O TEMPO reforça o compromisso de Minas Gerais com o jornalismo de qualidade. Nossa redação produz dados culpados em uma base em que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, Twitter e Instagram. Ajude nossa comunidade.
Foi pouco frequentado?Sua rua está uma bagunça?O transporte é ruim?Eles estão cobrando muito por muito pouco?
A fiscalização do transporte marítimo e das linhas públicas será reforçada, além da funcionalidade otimizada da Guarda Municipal