Cálculo AC: veja em tempo real quem vence eleição no Acre

O Acre vai às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger o próximo governador do estado.

O atual governador, Gladson Cameli (PP), busca a reeleição com Jorge Viana (PT) como seu principal adversário. Ambos são favoritos para triunfar na circular de 30 de outubro do momento, mas é concebível que Cameli seja reeleito. na primeira circular. (Veja contagem de votos por voto no Acre na página DE ELEições de EXAME. )

Na eleição de domingo, os locais de votação abrem às 8h. no domingo e fecha às 17h (horário de Brasília), quando começam a ser contadas as votações.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, como este ano o calendário de votação do Brasil será unificado na hora de Brasília, os primeiros efeitos do cálculo começarão a ocorrer um pouco depois das 17h, quando a votação ocorrerá. ser fechado. .

O Acre tem mais de 790 mil habitantes e 588 mil eleitores. O atual governador, Gladson Cameli, tomou posse em 2019 e agora será reeleito.

Para vencer na primeira circular, o candidato quer obter a maioria dos votos válidos (excluindo espaços em branco e votos vazios), ou seja, 50% mais pelo menos um voto. Se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos válidos, a eleição vai para a circular de 30 de outubro.

No total, sete nomes foram indicados para o Acre em 2022.

Os candidatos a governador da CA, em ordem alfabética, são:

Além dos governadores dos estados, as eleições no Brasil no domingo 2 também vêm com o voto do presidente, senadores (um congruente com os deputados estaduais), federais e estaduais.

O Acre elege um senador neste domingo, que servirá por 8 anos. Cada estado tem direito a 3 cadeiras no Senado, para um total de senadores na Câmara.

Os candidatos ao Senado ac, em ordem alfabética, são:

O favorito é o atual deputado federal Alan Rick (União Brasil), que saiu na frente nas urnas contra Ney Amorim (Podemos), seguido por Marcia Bittar (PL). Para a corrida ao Senado não há segundo turno, e quem tiver o número máximo de votos ocupa a cadeira.

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *