Cerca de 2 toneladas de óleo são retiradas das praias de Pernambuco

Duas toneladas de óleo foram retiradas das praias de Pernambuco entre domingo e segunda-feira. Pedaços sólidos de petróleo que se assemelham ao petróleo bruto foram descobertos pela primeira vez através de um pescador na cidade de Tamandaré.

De acordo com o Centro de Pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do município de Pernambuco, a maior parte do óleo já foi retirada, mas a limpeza das praias deve continuar na terça-feira.

Não é a primeira vez que manchas de óleo marcam praias da região este ano. Em agosto, foram coletadas pelotas de óleo em 10 praias de Pernambuco, duas na Paraíba, uma na Bahia e uma em Alagoas.

Segundo a coordenadora do Programa Ecológico Sustentável da Tamandare, professora Beatrice Padovane, o ressurgimento desse óleo agora em outubro é preocupante.

Na semana passada, fragmentos de óleo foram conhecidos no município de Coruripe, Alagoas.

Após analisarem o óleo que deu a impressão em agosto, cientistas brasileiros concluíram que não se tratava do mesmo tipo de óleo do desastre ambiental de 2019, que foi despejado pela lavagem de um petroleiro no litoral.

A professora Beatrice Padovane, que trabalha no monitoramento ambiental na região, argumenta que os danos podem ir além dos efeitos no turismo, já que o petróleo pode espalhar a cadeia alimentar das espécies marinhas da região.

As pelotas de óleo descobertas neste domingo em Tamandaré ainda querem ser analisadas para avaliar se são da mesma natureza das descobertas em agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *