Dando continuidade às questões transfronteiriças entre as nações que compõem a Caricom (Comunidade do Mercado Comum e do Caribe), o Governo de Roraima ganhou nesta segunda-feira 10 a escala do embaixador de Barbados, Tonika Sealy-Thompson, em busca do mercado econômico entre os povos em uma atitude de desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, o governador Antonio Denarium ganhou a comitiva no Palácio Senador Hélio Campos. Secretários de Estado, empresários, presidentes de associações e cooperativas de Roraima também participaram.
Para o governador, o caminho de Roraima para os mercados caribenhos está impulsionando o crescimento econômico regional. “Essa nova assembleia é mais um passo em nossos quadros para facilitar a produtividade do Estado com países próximos ao nosso estado. Essa é uma grande oportunidade para o progresso de Roraima que nos permitirá continuar investindo e gerando oportunidades de emprego e fonte de renda”, disse Denarium.
A embaixadora Tonika Sealy-Thompson avaliou a importância dos esforços de Roraima e Barbados para fomentar o desenvolvimento. “Nosso objetivo é construir relações comerciais com parceiros, onde possamos alinhar mercados, fomentar o ensino técnico e os recursos humanos, além de vender o intercâmbio de idiomas em uma troca. de relatórios que duram e têm resultados concretos e de curto prazo”, disse ele.
A expansão das áreas plantadas, a infraestrutura e o estímulo ao agronegócio também foram discutidos com o embaixador Tonika. “Dada a perspectiva de Roraima, nosso setor número um tem se multiplicado a cada ano, e na consulta com Barbados, já estamos iniciando o processo. exportar mercadorias para atender às demandas da ilha, onde 67% da economia está concentrada nos serviços turísticos. “informou o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Emerson Baú.
Ele destacou a funcionalidade do governo estadual para atrair novos investidores através da melhoria da infraestrutura de Roraima.
“Nosso maior desafio é a produção do estado em toda a Guiana, onde estradas nesta região ainda estão sendo pavimentadas e novas pontes serão adquiridas para Georgetown. Isso facilitará o tráfego direto de Roraima para países do Caribe e poderemos exportar carne, frutas e grãos. . Sem falar em uma oportunidade logística sem precedentes para o turismo”, explicou.
A programação da delegação em Roraima continuará até quarta-feira, 12, com visitas técnicas às fazendas de cítricos, frutas, pecuária, suínos e cereais rurais.