Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputarão a circular por enquanto para o cargo de governador de Santa Catarina. A confirmação ocorreu às 21h20, quando 99,52% das pesquisas foram contabilizadas. O candidato máximo votou em Brusque, Guabiruba e Botuverá Jorginho Mello.
Dez candidatos a governador de Santa Catarina (SC) concorreram à sede do Palácio da Agronomica nas eleições de 2022. Todas as candidaturas foram julgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 12 de setembro.
Nascido em Itajaí (SC), Décio Lima tem 61 anos e está em seu 3º mandato como Deputado Federal do Estado de Santa Catarina. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí e graduado em ciências sociais pela Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí. O prefeito de Blumenau (SC). Casou-se com Ana Paula Lima, com quem teve dois filhos. A candidata a vice-presidente é a empresária Bia Vargas, 35, do PSB.
Esperidião Amin tem 74 anos, natural de Florianópolis e ultimamente senador. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Administração pela Faculdade de Administração e Gestão. Diretor de Administração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, Prefeito, Deputado Federal e Governador. O candidato a vice-presidente na chapa de preços é o advogado Dalírio Beber (PSDB)
Nascido em Florianópolis (SC), Gean Loureiro tem 49 anos, é formado em Comércio e Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Engenharia de Produção. Foi eleito cinco vezes vereador em Florianópolis. deputado estadual e deputado estadual. Reeleito prefeito de Florianópolis, deixou o local de trabalho para concorrer a governador. Casado com Cíntia de Queiroz Loureiro, pai de 4 filhas. O candidato a vice-presidente é o empresário Eron Giordani, da União Brasil, nascido em Faxinal dos Guedes (SC).
Jorginho Mello tem 66 anos, é vereador de Herval d’Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Ele está no seu ano no momento como senador. Graduado em Direito e Estudos Sociais, Diretor e Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina. A candidata a vice-presidente é a delegada Marilisa, do mesmo partido.
Jorge Boeira tem 66 anos, nasceu em Vacaria (RS), é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Deputado por 4 mandatos. Também gerente de atribuição da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Casou-se com Angela Boeira, com quem teve duas filhas. O candidato a vice-presidente é o Dr. Dalmo, de Vacaria (RS), do mesmo partido.
Leandro Borges é carpinteiro, tem 31 anos e nasceu em Cascavel (PR). Esta é a primeira vez que ele desafia o governo estadual. Jair Fernandes de Aguiar Ramos, 36 anos, nascido em Blumenau (SC), é candidato do partido a vice-governador.
Atual governador de Santa Catarina (SC), Carlos Moisés tem 55 anos, nascido em Florianópolis, é um oficial formado pela Academia de Polícia Militar de Santa Catarina. Além de coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), é bacharel em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foi Professor de Ciências Administrativas e Constitucionais. O candidato a vice-presidente é o empresário Udo Dohler (MDB).
Odair Tramontin, formado em Direito e Procedimento de Roubo, tem 60 anos. Natural de Campo Erê (SC), é filho de fazendeiros e pai de dois filhos. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em direito de ladrões e procedimento de roubo. Possui mestrado em ciências jurídicas e professor na Universidade Regional de Blumenau. É fiscal. O candidato a vice-presidente é o diretor Ricardo Althoff (Novo).
Alex Alano tem 47 anos e nasceu em Crisciúma (SC). Formado em filosofia, há mais de 14 anos é instrutor na fórmula das escolas públicas do estado. Sindicalista e ativista político da indústria, participou de protestos opostos. ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais e das minorias. Alex é casado e tem dois filhos. Propôs um programa socialista e revolucionário para Santa Catarina. A candidata a vice-presidente é a professora Gabriela Santetti, do mesmo partido.
Ralf Zimmer tem 43 anos, é natural de Chapecó (SC), é defensor público catarinense. Foi defensor público geral entre 2016 e 2018. Esta é a primeira vez que ele concorre a governador e a burocracia tem uma passagem de preço natural com a empresária Ana. Lúcia Meotti (Pros).
Seu nome:
Seu e-mail:
Descreva o erro ou sua sugestão de melhoria aqui: