Diante do chamado produtivo local a ser vendido em novos mercados, o governo de Roraima tem alinhado a indústria com os países da Caricom (Comunidade caribenha), com o objetivo de criar oportunidades para as exportações de alimentos.
Esta semana, a embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson, em Roraima, discutiu acordos transfronteiriços sobre segurança alimentar, cooperação técnica e intercâmbio de idiomas.
Em nome do governador Antonio Denarium, o secretário Emerson Baú, chefe da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), visitou o Estado acompanhado do embaixador por 4 dias, visitando pequenas propriedades rurais.
“Nosso maior desejo é a segurança alimentar, e estamos à beira de várias oportunidades que podem remodelar a vida de todos os envolvidos à medida que buscamos triunfar sobre os impactos da pandemia e da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Em Oroima, nosso regime nos últimos dias tem sido de escala nas fazendas de frutas, horticultura, pecuária, suínos e cereais, também aprendendo técnicas expressas de agroalimentar, bem como políticas que permitam um empreendimento bem-sucedido com o transporte marítimo de mercadorias e turismo em uma região que está chegando. oportunidade para o comércio exterior”, disse o embaixador.
Segundo o secretário Baú, o governador Denarium permitiu a progressão do setor número um, fortalecendo o agronegócio e o agronegócio em Roraima e colhendo benefícios para quem pinta e produz.
“A chegada do Embaixador de Barbados ao nosso estado reflete o controle de projetos, a construção da economia regional, a expansão das oportunidades de sustentabilidade com sinergia entre estabelecimentos que defendem a produtividade por meio da geração e da inovação, pensando estrategicamente também para atender aos desejos da Caricom”, disse.
O presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Marcelo Parisi, também falou das perspectivas de Roraima para obter as vantagens da Caricom. também evolui economicamente com a Caricom no potencial logístico de segurança alimentar”, disse.
Trânsito e turismo
Na investigação do coordenador de relações exteriores, Eduardo Oestreicher, o embaixador Tonika Sealy-Thompson reforça os acordos entre o governador Antonio Denarium, o presidente da Guiana Irfaan Ali e a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, gerando uma escala de produção para abastecer a Caricom.
“Dentro do círculo de agricultores e agroindustriais de Roraima, os desejos contínuos de exportação estão se desenvolvendo para abastecer o bloco econômico caribenho, servindo Jamaica, Trinidad e Tobago, Dominica, Santa Lúcia e outros países, permitindo a conclusão antecipada e as exportações de carne. Com esse objetivo, também estamos vendendo capacitação técnica, buscando também superar outros obstáculos, agregando logística terrestre e aérea com acordos de transporte, além da barreira linguística, ampliando todo esse esforço com segurança e sucesso econômico”, disse.
Visita à Embrapa
Em reunião com o embaixador Tonika na Embrapa, o chefe da instituição, Edvan Chagas, destacou a probabilidade de uma parceria técnica entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Barbados.
“A República de Barbados é uma ilha no Caribe Oriental, onde o turismo é a principal atividade econômica. Sua população não produz praticamente nada da agricultura. Para isso, Roraima pode exportar alimentos, além de vender cooperação técnica para o sustento agrícola do país. “, comentou.
Edvan reforçou a funcionalidade das empresas de estudo, do governo estadual, das universidades e da produção de novas políticas públicas, aproximando o setor número um de Roraima da nação caribenha.
“Somos plenamente capazes de vender uma receita sustentável e econômica para a boa sorte de Barbados, através da consolidação de métodos tecnológicos na agricultura e pecuária”, concluiu.
Indústria e exportação
Recebido na Agroindústria Serra Verde, o embaixador experimentou o procedimento total de mecanização da fábrica de soja na produção de óleo vegetal e produtos alimentícios.
“Trabalhamos constantemente no mercado de soja em Roraima há 10 anos e hoje estamos começando a moer 1. 000 toneladas de soja por dia, funcionando com 87 mil toneladas de feijão já armazenadas em nossa estrutura. Com a visita da embaixadora Tonika Sealy-Thompson, entendemos os desejos do mercado alimentar caribenho em Barbados e outras ilhas, onde as pessoas locais e o turismo exigem uma variedade de produtos de soja. Isso para Roraima fortalece nosso mercado, ampliando as oportunidades de emprego e renda, nações que enfrentam uma logística mais disponível”, disse o empresário Felipe Falavinha.
Avaliações do produtor
Na zona rural de Boa Vista, o fabricante Edson Rodrigues planta brotos e hortaliças com a ajuda da Agricultura Familiar. A escala do embaixador de Barbados permitiu o compartilhamento de conhecimento, sobretudo, torna imagináveis novas possibilidades de distribuição da produção para pequenos agricultores do estado”, analisou.
Em Bonfim, o fabricante Victor Spiens lida com melancia, animais de fazenda e cereais. Ele saudou a chegada de Tonika Sealy-Thompson a Roraima.
“A proximidade dos países caribenhos em busca de sabedoria e celebração de acordos de desenvolvimento produtivo com o nosso Estado, já trabalhamos com o compromisso com a qualidade sustentável dos alimentos, sendo Roraima uma posição privilegiada para atender às necessidades da Caricom”, disse.