O governo de Roraima inaugurou, nesta quarta-feira, 26, as obras de revitalização do bloco 1 do CSE (Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho), projeto estadual comprometido com a realização de medidas socioeducativas de internação e semi-liberdade. A unidade é para a Setrabes (Secretaria de Trabalho e Previdência Social).
O complexo, localizado na RR-321, na comunidade Pedra Pintada de Boa Vista, foi inaugurado em outubro de 2014 e até agora não ganhou manutenção. Abriga o setor administrativo.
A revitalização do Bloco 1 considera toda a montagem hidráulica e elétrica da unidade, que ganhou uma nova dimensão, e os tribunais também ganharam atenção especial, segundo a primeira-dama e secretária extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, Simone Denarium. .
“Também durante o período de intervenção, em 2018, o CSE foi um dos primeiros conjuntos que visitamos. Descobrimos uma posição sem situações e sem dignidade. É gratificante ter a oportunidade de entregar esse complexo em ordem de trabalho muito boa”, disse. no momento da entrega.
A chefe da Setrabes, Tânia Soares, explicou que o trabalho de vida saudável começou em 2019, quando a unidade reiniciou com um novo método pedagógico, garantindo quase 0 recorrência, e mudanças foram feitas sem demora no projeto da construção até o final. de revitalização.
“A primeira vez que experimentamos o CSE teve um impacto muito negativo. Montamos e planejamos uma frente de quadros de emergência com os de outros estabelecimentos governamentais e retomamos a tarefa de acolher adolescentes respeitando medidas socioeducativas. Com a revitalização, viramos uma página negativa na história e avançamos com respeito e dignidade para com nossos servidores e adolescentes”, disse.
Atividades
O diretor da unidade, Hugo Vissotto, explicou que o CSE oferece atividades educativas aos jovens, nas salas descentralizadas da Escola Pública Nilo José, que funciona em dois turnos de segunda a sexta-feira, proporcionando aulas de música e coral com o projeto. à atenção dos jovens os ritmos e a música de artistas locais, exibições de filmes e performances teatrais, supervisionados pelo núcleo pedagógico.
“Junto com essas ações, também temos práticas esportivas e a atribuição de Horta Orgânica e Jardinagem, supervisionada através do Centro de Produção. Com as alianças, evoluímos a atribuição de profissionalização com o sistema S. Também temos a alocação de aprendizado sob medida para a coordenação do trabalho, emprego e fonte de renda na Setrabes”, concluiu.