Lacen de Roraima já realizou mais de 140 mil exames em dois anos

Nos últimos dois anos, a Sesau (Secretaria de Saúde) Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) realizou 142. 920 exames. A unidade é culpada por atuar em procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade.

Os mais altos testes comuns são encontrados nas áreas de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, como micologia clínica, tuberculose, bacteriologia clínica, biologia molecular e sequenciamento genético.

São realizados testes confirmatórios para a carga viral do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e hepatites virais B e C, além de diagnósticos laboratoriais nas áreas de imunologia e parasitologia, microbiologia hídrica e alimentar, química física e malária, hanseníase. , preparação de reagentes, preparação de meios de cultura, lavagem, esterilização e armazenamento.

De acordo com a CTO do Lacen, Cátia Meneses, o Lacen-RR planeja metas todos os anos, adicionando análises laboratoriais a serem realizadas. Esses objetivos estão de acordo com o trabalho diário explicado em ordem do Ministério da Saúde.

No ano passado, a meta foi atingida com 99,2% dos movimentos realizados. Nos dois primeiros trimestres deste ano, cerca de 50 mil testes foram analisados e, até agora, 92,50% das metas propostas foram cumpridas.

“Em 2021, fizemos cerca de 90 mil testes de aptidão pública no ano. Trata-se de uma figura muito importante quando se trata de evidências de interesse nas áreas de vigilância epidemiológica, ambiental e de aptidão física. Não são testes clínicos de pesquisa, fazemos solicitações com doenças suspeitas, como COVID-19, dengue, chikungunya, sarampo, meningite”, ressaltou.

Horário de funcionamento

O Lacen-RR está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3cinco 10, Aeroporto. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, mas o recebimento das amostras só é realizado até as cinco da tarde, e dependendo do perfil epidemiológico da situação, há grupos à tarde e nos finais de semana que podem obter essas amostras.

Além dos diagnósticos, também é fornecido a laboratórios públicos e privados que fazem testes de interesse em saúde pública, notícias e também atualizações. No ano passado, foram realizados 35 testes externos e internos.

A unidade também passa por exames de qualidade realizados por meio do Ministério da Saúde por meio de laboratórios de referência, avaliando a qualidade do diagnóstico e os insumos utilizados na rotina.

“Através desses exercícios, que são realizados semestralmente para atender toda a rede, monitoramos sua qualidade analítica. Não basta exercer novos profissionais, fazemos mensalmente a precisão dos diagnósticos, fortalecendo a adequação pública do nosso estado”, disse Cátia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *