Mais chuva para Santa Catarina e Paraná

Frente sem derramamento de sangue ajuda a formar espaços de instabilidade no Sul do Brasil, causando mais chuvas em Santa Catarina e no Paraná

O cenário no Paraná e em Santa Catarina é preocupante. Ambos os estados ganharam chuva severa desde o início desta semana e há previsão de mais chuva para quinta-feira, com chuva severa ameaçando em muitas partes dos dois estados.

De acordo com medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), na era das 72 horas entre aproximadamente 15h30 de outubro, nove e 15h30 do dia 12 de outubro de 2022, o município catarinense de Galvão acumulou apenas cerca de 333 mm de chuva, o que é mais do que a média geral de chuvas para todo o mês de outubro.

A Epagri-Ciram, empresa de monitoramento meteorológico e ambiental de Santa Catarina, registrou 283,2 mm em Novo Horizonte nas últimas 96 horas, desde segunda-feira, 10 de outubro.

Inúmeras áreas do oeste e centro de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná acumulam de 150 mm a 250 mm de chuva desde o início da semana. A média normal de chuvas em outubro, para as porções máximas do Sul do Brasil, níveis de 180 a 220 mm, ainda atinge valores entre 260 mm e 300 mm no componente oeste dos estados.

A média de chuvas climatológicas no Brasil em outubro (Inmet)

Áreas de instabilidade persistem sobre Santa Catarina e Paraná pelo menos até domingo. Até lá, chuvas regulares e ainda abundantes são esperadas e amanhã. O tempo chuvoso deve continuar no fim de semana, especialmente nos estados orientais, com previsão de chuva para as capitais também. Florianópolis e Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *