“Mato Grosso do Sul nem existe”: por que o Estado tem sido submetido a ataques de ódio na internet?

Xenofobia? Alvo de ataques danosos na internet, Mato Grosso do Sul está prestes a completar 45 anos e ainda parece ter conquistado o respeito pela população brasileira.

Com todos os destaques em 2022, especialmente pela boa sorte da telenovela “Pantanal”, que promove o estado no Brasil e no mundo, MS tem sido um tema comum. Antes dos recentes ataques, o mundo se refaz. na raiz da destilação do ódio.

Depois que um usuário de Mato Grosso do Sul expressou em seu Twitter sua insatisfação com uma representação segura feita através da telenovela, um internauta (de uma região desconhecida do Brasil), respondeu dizendo: “Mato Grosso do Sul existe mesmo, é uma invenção da Rede Globo divulgar a novela ‘Pantanal'”.

A palavra ficou e, embora ofensiva, acabou se repetindo na web nos dias seguintes, especialmente nos momentos discutíveis da primeira circular das eleições de 2022.

Quando, por exemplo, o debate na TV Globo, entre os candidatos à presidência, fez de Mato Grosso do Sul um dos temas quentes. O fato de o candidato Jair Bolsonaro mencionar o chamado do Estado, mesmo dizendo que mora em Nioaque, e enchendo a boca para pronunciar Mato Grosso do Sul, preocupa seus adversários, que começam a ofender a região.

Outro momento de ataques foi posicionado quando o candidato Lula (PT) cometeu o velho erro de mudança de MS para Mato Grosso no debate e corrigido por meio de Simone Tebet (MDB).

Poucos dias depois, após o resultado do primeiro turno, a população de Mato Grosso do Sul contrária ao candidato do PT começou a atacar a região nordeste para votar em Luiz Inácio Lula da Silva. Foi então que, mais uma vez, os crimes apesar de tudo voltaram para Mato Grosso do Sul.

Em uma das principais publicações que teve impacto, um rapaz do sul de Mato Grosso disse: “Vá para o Nordeste, faça L. . . Então venha para MS para vender tapetes para substituir sua vida. Em resposta, um apoiador de Lula respondeu: “Ninguém se lembra que Mato Grosso do Sul existe”.

O fato é que algumas partes do país também ficaram indignadas porque Jair Bolsonaro fez mais nas urnas do MS e, consequentemente, começou a se manifestar de forma desrespeitosa.

A expressão que começou a ser usada pelos fanáticos do Pantanal envergonhados com os processos judiciais em Mato Grosso do Sul para a novela “Intocáveis” foi reproduzida para atacar posições políticas após a importância que o estado adquiriu no cenário nacional.

Vale lembrar que na primeira circular, MS teve dois candidatos à presidência do Brasil. Agora, com a circular do momento ainda por vir, Mato Grosso do Sul será desprezado pelo eleitorado aqui ou ali?

A novela “Pantanal”, basicamente culpada pela promoção do Estado, termina nesta sexta-feira, 7 de outubro. Depois disso, o MS continuará a ter alguma relevância nacional a ponto de despertar o interesse ou mesmo a “ranço” de alguns brasileiros?

O que você vê é uma população que está satisfeita com a representação e sai na frente quando acha que deveria. Mesmo assim, mesmo com raros momentos de destaque, há aqueles que buscam diminuir Mato Grosso do Sul devido ao inegável fato do território inferior e até mesmo “indigno” do centro das atenções.

Você tem algo legal para compartilhar conosco? Fale diretamente com os cães de notícias do WhatsApp midiamais.

Mergulhe no mundo do entretenimento e da cultura ao se juntar ao nosso grupo no Facebook: uma posição aberta para discutir, trocar informações, sugestões, pesquisas e muito mais. Você também pode conferir nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *