Os bolsonaristas radicais de Mato Grosso não estão satisfeitos com a derrota e pedem um golpe militar

Os principais apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que derrotou nas urnas nas eleições de domingo, declararam guerra aos estabelecimentos democráticos e introduziram uma moção de desobediência civil para proteger um golpe militar.

Entrou em erupção em Mato Grosso na noite deste domingo, 30, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluir a contagem de 99,5% das urnas do país e declarar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, para o quadriênio 2023/2026.

Mato Grosso, estado do Centro-Oeste onde Bolsonaro teve a maior taxa de votos, com 65,08% de preferência eleitoral, totalizando 1. 216. 730 votos.

Você quer ser informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e saiba todas as novidades (ACESSE AQUI).

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva obteve 34,92% dos votos, ou seja, 652. 786 votos válidos no momento das eleições.

De forma articulada, pequenas equipes de ativistas pela reeleição de Bolsonaro no estado bloquearam trechos da BR-163, primeiro em Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.

Barreiras foram erguidas com pneus e madeira e depois incendiadas. Os protestos então se espalharam para várias cidades.

Barreiras se ergueram durante a noite em Cáceres, Tangará da Serra, Várzea Grande e Rondonópolis. Em vídeos publicados nas redes sociais, os supostos “líderes” dos protestos contra a eleição de Lula afirmam que a greve reúne caminhoneiros, comerciantes do agronegócio e empresas de navegação e só será suspensa quando o exército ganhar força no país, intervir no judiciário ( TSE e STF), anulam as eleições e “restauram a ordem nacional”. Em um dos vídeos, um cara chega a estabelecer um prazo de 72 horas para que o exército “tome uma atitude” e “salve o Brasil do PT”.

No estacionamento comprometido com os organizadores dos bloqueios, o gigantesco número de carros de luxo com cartazes e adesivos de Bolsonaro é impressionante.

São caminhões fortes como Rangers 250, Hilux, Amaroks, Land Rover, SUVs e sedãs de diversas marcas, indicando que o poder máximo de compra da movimentação financeira (PRF), mostrou que das 18 emissões de topway são proibidas no período da tarde e início da manhã. , apenas 8 ainda estavam ativos. Os problemas de interdição apresentados pela PRF estão localizados na BR-163, km 835 em Sinop com instruções de trânsito bloqueadas.

Não são permitidos carros na estrada, no entanto, é imaginável fazer desvios pela cidade. Também na BR-163, no km 691 de Lucas do Rio Verde, o bloqueio é parcial, sendo levantado em qualquer uma das instruções para ônibus, ambulâncias e carros de passeio caso o passageiro tenha consulta médica em qualquer outro município.

Em Nova Mutum, o bloqueio é no km 594 da BR-163 e somente no sentido sul é permitido apenas para ônibus e ambulâncias; Apenas ambulâncias, carros de passeio e caminhões/vans com carga perecível e celular são permitidos. No km 601 do mesmo município, o órgão que comanda o bloqueio só permite a passagem de ambulâncias. Na BR-070, km 524, em Várzea Grande, qualquer uma das instruções na estrada foi bloqueada pelos bolsonaristas. A passagem de preço é emitida apenas para ambulâncias, passageiros e automóveis perecíveis.

Em Sorriso, no km 746 da BR 163, nenhum veículo pode passar. No km 713, em ambos os sentidos, há um bloqueio, mas os carros podem desviar-se das faixas de domínio em ambos os sentidos.

Em Cuiabá, na altura do posto de combustível mangueiras, a BR-364 está bloqueada em qualquer uma das instruções para o tráfego. Carros de passeio que transportam bens vivos, perecíveis, ambulâncias e ônibus são permitidos. Os grupos operacionais da empresa assinam a meta da linha de acidentes Vídeos nas redes sociais implicam que existem barreiras que impedem o trânsito na rodovia BR-070 em Cáceres após o controle da PRF.

No entanto, a corporação mostrou a continuação deste bloqueio colocado em prática durante a noite.

Manifestações semelhantes continuam ocorrendo em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul – onde viaja o diretor do Grupo Milas, jornalista Maycom Milas –, os bloqueios tomam conta de Dourados, Campo Grande e Coxim.

Em BàBahia, os bloqueios ocorrem principalmente na região oeste, nos municípios de Eduardo Magalhães e Barreiras.

CRIMES GRAVES

Bloquear estradas é ilegal. Ao bloquear o trânsito, os culpados das manifestações incorrem em diversos crimes por violar o Código Nacional de Trânsito, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, os marcos legais do comércio frouxo, a Constituição Federal em sua falência sobre promessas e direitos dos cidadãos, podendo até ser extrapolado para crimes como sequestro, chantagem, agressão, ameaças, destruição de bens públicos e móveis. golpe de estado para satisfazer seus interesses políticos circunstanciais e específicos. Os culpados podem ser presos em flagrante delito pelos crimes de sedição, incitação à guerra, ataque ao regime democrático e esclarecimento do motivo.

ELEIÇÕES FEROZES

Os bolsonaristas se recusam a se contentar com a derrota do ex-presidente do PT Lula, 77, agora eleito pela terceira vez à frente da República. Lula obteve 60. 345. 999 votos ou 50,90%, enquanto Bolsonaro obteve 58. 206. 354 votos ou 49,10%. A diferença de pouco mais de 2,139 milhões de votos atesta o alto grau de amargura do protesto e do departamento do eleitorado brasileiro nesta eleição. Em seu primeiro discurso, o presidente eleito adotou um tom conciliador. O atual presidente, por enquanto, não fez nenhum comentário. Bolsonaro se trancou no Palácio do Planalto na noite de domingo e nem sequer deu uma mão a seus aliados. Cabe ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, um dos apoiadores do presidente, admitir publicamente a derrota e parabenizar o vencedor da eleição, Luiz Inácio Lula da Silva.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do DIÁRIO desta anoticiamt. com. br. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Anoticiamt. com. br (anoticiamt. com. br) poderá ser publicado neste aviso ou sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *