A apreensão de cerca de uma tonelada de cocaína natural pela Polícia Federal, que tomou posse no último sábado em Mato Grosso, foi estimada em mais de 12,7 milhões de reais. As drogas foram trazidas da Bolívia em uma aeronave que pousou e caiu em uma estrada agrícola no município de Comodoro.
A maior parte da carga, dividida em 15 balas, já havia sido transferida da aeronave para um Ford Territorio e uma Chevrolet S10, avaliada em R$ 215 mil, que foram abordadas em domínio pela Polícia Federal. Os outros estavam em um matagal. Os motoristas dos carros foram levados sob custódia, mas o piloto da aeronave não foi localizado.
A operação também mobilizou a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força-Tarefa de Fronteira de Mato Grosso (Gefron). A polícia foi chamada pela FAB, que detectou uma aeronave em atitude suspeita, graças aos seus radares de vigilância, entrando no Brasil a partir da Bolívia. Dadas as informações, os grupos se mudaram para o domínio onde a aeronave teria pousado.
Em outra operação, desta vez no município de Água Boa, policiais federais e policiais rodoviários federais também apreenderam cerca de uma tonelada de cocaína de um caminhão carregado com farelo de milho. Acredita-se que a droga seja destinada à cidade de Imbituba, Santa Catarina. Os motoristas da van foram presos.