Os estabelecimentos, em primeiro lugar, convidados a serem componentes do Gabinete de Articulação para a Aplicação de Políticas Educacionais de Mato Grosso (Gaepe-MT) se reuniram nesta terça-feira (11) para um alinhamento das ações. O Gabinete será oficialmente instalado no estado no dia 24 de outubro, em assembleia a ser realizada no Superior Tribunal de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).
O Gaepe foi idealizado por meio do Instituto Articule e a iniciativa é resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio da Comissão de Educação Técnica do IRB.
O presidente do TCE-MT, vereador José Carlos Novelli, nomeou o vereador Antonio Joaquim como representante do Gaepe-MT no Tribunal de Contas, que valorizou a organização como um espaço de diálogo, unidade e governança horizontal. Construirá métodos para tornar as políticas públicas de educação mais eficazes e eficientes. Estou satisfeito que todos os líderes em causa tenham participado desta reunião, para refletir em conjunto sobre esta questão que é tão importante para a Corte.
O Ouvidor Geral e gerente da comissão temática de escolaridade do TCE-MT, Antonio Joaquim, convidou na semana passada os estabelecimentos de Mato Grosso para fazerem parte do GAEPE e falarem sobre um plano que resultará no monitoramento e avaliação dos movimentos direcionados ao setor. Um caráter horizontal, ou seja, todas as entidades têm a mesma área de expressão.
Para o procurador-geral do Ministério Público (MP), Alisson Alencar, os quadros conjuntos fornecerão bolsas de estudo e envolverão respostas técnicas do governo estadual ao sistema escolar. Piorou. Então, essa ajuda é imprescindível para que a gente descreva a educação das outras pessoas de Mato Grosso que querem nossa contribuição.
Na reunião de terça-feira, a presidente executiva do Instituto Articular, Alessandra Gotti, falou sobre as expectativas do projeto. “Não tenho dúvidas de que o Gaepe MT será um grande sucesso. Queremos pintar em combinação para que os alunos de escolas públicas possam pensar grande e realizar seus sonhos. Isso só pode ser para alcançar uma educação equitativa e de qualidade. “
Sobre o Gaepe-MT
Mato Grosso é o 7º estado brasileiro a colocar em prática a proposta, que está prevista nos estados de Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul, bem como nos municípios de Mogi das Cruzes (SP) e arquipélago do Marajó (PA). Além disso, o Gaepe Brasil também atua, com foco em temas de importância nacional.
No Estado, além do TCE-MT e da OAG, o Ministério Público do Estado (MPE), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Sindicato dos Conselhos Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), União Municipal responsável pela Educação de Mato Grosso (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT), Conselho de Secretários de Municípios de Mato Grosso (Cosems/MT) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso (UNCME-MT).
Secretaria de Comunicação/TCE-MTE-mail: [email protected]Flickr: aqui
Fonte: TCEMT