Roraima agora tem defensores públicos

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) aumentou o número de membros da instituição nesta segunda-feira, 24, com a posse de sete novos defensores. a prestação de serviços jurídicos soltos na capital e no interior.

Anteriormente, o pessoal da DPE-RR mais 41 pessoas somando 39 ativos, um cargo vago e um de licença para cumprir mandato eletivo até 31 de dezembro de 2022; Além do novo empossado, o DPE-RR alcançou um número inédito de mais 48 pessoas.

O rito de abertura aconteceu no auditório do Fórum Sobral Pinto, no Centro de Boa Vista-RR, e foi marcado por homenagens e emoção. O rito do curativo foi celebrado pelos pais dos novos inscritos. Os novos membros também ganharam cocares e a bênção da xamã Vanda Macuxi.

Além dos visitantes dos exaltados, servidores e outros membros da instituição, o rito ocorreu na presença do governo público do Estado e dos chefes de órgãos do Poder Judiciário.

O Defensor Público Geral, Stélio Dener, sob pressão de que, apesar da lei biológica da DPE oferecer 58 membros aos quadros da Defensoria Pública, devido à expansão da população e, portanto, superior ao número de 48, o rito representou um momento histórico de passo importante.

“Esse momento também significa um avanço no fornecimento das facilidades que estamos oferecendo a outras pessoas em todo o Estado, mostrando que podemos aumentar a participação dos defensores públicos no cotidiano de outras pessoas, protegendo seus direitos e interesses. Nos próximos anos, buscaremos fornecê-lo em todos os municípios do estado de Roraima, para que a população seja atendida dentro da sede de cada comuna”, acrescentou.

O governador Antônio Denarium acompanhou o rito e ressaltou a importância do fortalecimento da Defensoria Pública para a prestação de assistência jurídica gratuita à população vulnerável do Estado.

“O papel da Defensoria Pública do Estado de Roraima tem sido fundamental na prestação de assistência jurídica ao máximo dos mais necessitados, prestando assistência jurídica inteligente e de qualidade, além de trabalhar em parceria com o governo estadual. Parabenizo toda a equipe de defensores”, disse o governador.

Treinamento e armazenamento

Os sete defensores passarão por uma etapa de educação para serem informados sobre como pintam as pinturas do defensor e, em seguida, tomarão nota de espaços interiores vagos, como Pacaraima. Alguns dos novos sócios atualizarão os ex-zagueiros que estão no Bonfim, em São Luís. entre outros. Enquanto os outros defensores atuarão na capital.

Conheça o perfil dos novos defensores e defensores

1 – Wenderson de Sousa Chagas: Nascido em Brasília (DF), 31 anos, filho de pais do nordeste, formado em escola pública, formado em Direito pela Universidade Católica de Brasília com bolsa integral pelo ProUni. É funcionário do Ministério do Meio Ambiente, da Polícia Civil do Distrito Federal e analista judiciário no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios.

2 – Elisa Rocha Teixeira Netto: Nascida em Niterói-RJ, 28 anos. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em direito público pela Universidade Cândido Mendes. Filha do professor e engenheiro. Estagiou e prestou apoio voluntário à Defensoria Pública da União.

3 – Edmar Alves de Castilho: Nascido na cidade do Rio de Janeiro, 30 anos. Graduado em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estagiário da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como advogado independente e componente do programa de residência jurídica da DPE-RJ até julho de 2022.

4 – Wagner Silva dos Santos: Nascido em Belém do Pará, 31 anos. Graduado em Direito pela Universidade Paulista – UNIP, Campus Manaus e pós-graduado em direitos humanos pelo CENES – Centro de Especialização e Divulgação. Atuou como técnico judiciário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e como advogado no setor pessoal, especializado em direito civil, família, consumo, trabalho árduo e. Ele é o primeiro defensor público do estado de Roraima a se inscrever nas fileiras por meio de cotas raciais.

5 – Beatriz Dufflis Fernandes: Nascida no Rio de Janeiro, 30 anos. Graduado em Direito pela UFRJ. Graduado em público pela UCAM. Graduado em Direito pela UERJ-ESAP. Pós-graduando em direitos humanos na Faculdade Focus.

6 – Helena Grassi Fontana: Nascida em Tangará, interior de Santa Catarina, 31 anos. Mestrado em Direito – Cultura Jurídica: Segurança, Justiça e Direito pela Universidade de Girona (Espanha) e com duplo grau pela Universidad Austral de Chile. Especialista em direito público (UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí) e Direito Administrativo (Universidade Anhanguera). Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí e em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Santa Catarina. Ele trabalhou como advogado e advogado. Atuou como juiz leigo, conciliador e assessor jurídico do Judiciário catarinense.

7 – Gustavo Bustillos Moncores Velloso: Nascido no Rio de Janeiro, 29 anos, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC-RIO), pós-graduado pela Escola de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), residente na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalhou no núcleo de primeiros socorros do círculo de parentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *