Pensando em maior qualidade de vida para as pessoas, o governo de Roraima apresentou em 2020 o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável – Roraima 2030. A inédita proposta de construção do longo prazo de Roraima destaca políticas públicas empreendedoras, vanguardistas e eficazes para o crescimento econômico do Estado, tomando mérito de condições especiais de produção, além da venda de bem-estar, saúde, educação, gestão econômica, segurança e infraestrutura.
Nesta terça-feira, 4, no auditório da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), o secretário Emerson Baú discutiu com os servidores a evolução dos indicadores de Roraima 2030. Na ocasião, Baú a visão, objetivo e regras do plano.
“O objetivo do Governo de Roraima, Seadi, para os próximos anos é continuar expandindo o ambiente de negócios com inovação, sustentabilidade, segurança jurídica, melhoria das cadeias produtivas e meio ambiente, apostando na expansão do nosso estado de forma incorporada. , oferecendo competitividade econômica aos comerciantes de Roraima”, disse.
Entre os objetivos e planos da Seadi no programa Roraima 2030, Baú discutiu a conexão dos mercados globais, o fortalecimento de setores produtivos estratégicos, além da recuperação econômica e ambiental. , etnodevelopment em terras indígenas, turismo, indústria, indústria e serviços”, disse.
Para a técnica Alessandra Harlem, da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima), a Seadi assume a liderança na concepção da obra. “Discutimos vários temas semelhantes ao Roraima 2030, agregando os agroambientais, industriais, publicitários e plano, além do Roraima 5. 0 e do Made In Roraima. Todas essas alocações também são ferramentas de captação de recursos e, sobretudo, um avanço significativo na governança do Estado”, disse.
Evolução dos indicadores
Diante das situações exigentes do Plano Roraima 2030, o governo estadual tem atuado fortemente no desenvolvimento sustentável, garantindo segurança jurídica com títulos definitivos, vendendo o objeto de 20 mil documentos urbanos e rurais emitidos até 2030.
“Em 2022, apesar de tudo, recebemos a aprovação do SEZ-RR (Zoneamento Ecológico e Econômico de Roraima), ferramenta técnica que promove novas políticas públicas. Outro propósito que buscaremos expandir até 2030 será o da população da economia ativa com educação, além da relação per capita da produtividade do trabalho árduo, do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), do percentual do PIB segundo o setor pessoal, das licenças para moradia em espaços rurais com atividades produtivas, entre outros projetos. Baú comentou.
Para o governador Antonio Denarium, o Roraima 2030 orienta as ações, objetivos e projetos de longo prazo do Estado com planos e objetivos consolidados de longo prazo. estimular os negócios, valorizando a sustentabilidade e a biodiversidade diante das oportunidades de produção, emprego e geração de renda”, concluiu.