Sebrae Minas e Pipeline Capital lançam mapeamento do ecossistema de startups em Minas Gerais

OFERECER

O Sebrae Minas, em parceria com a Pipeline Capital, empresa global de M&A, acaba de divulgar o Scape Report, um mapeamento inédito do ecossistema de startups em Minas Gerais. O mapa, em primeiro lugar, indica a presença de mais de 870 startups mineiras. Gerais, sendo uma ferramenta de sabedoria vital e um assessor de oportunidades de negócios para todo o setor. O mapa pode ser obtido gratuitamente clicando aqui.

O grande diferencial da ferramenta é o departamento de startups por meio de categorias e clusters (subcategorias), seguindo a lógica do mercado, gerando uma conexão entre as corporações e melhorando a geração de novos negócios. No mapa, as corporações podem visualizar seu posicionamento, procurar fornecedores, analisar a concorrência ou buscar alianças. Propõe-se que o mapa seja atualizado com frequência, para se ater à evolução do ecossistema e ao surgimento de novas startups.

O Gerente Geral do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, destaca que o estudo é um dos movimentos da estratégia colaborativa de inovação do Sebrae Open – Sebrae Minas, e gera dados vitais para a promoção de empresas de ponta e empreendedorismo. relatório materializa, exclusivamente, o nosso para todo esse ecossistema que estimula a inovação e o longo prazo de Minas Gerais, sendo uma contribuição valiosa para a evolução do setor”, disse.

No mapeamento, as corporações foram organizadas em treze outras categorias, a ver: Puretech (141), Martech (108), Fintech (103), Healthtech (93), Agtech (85), Edtech (76), Construtech/Imobiliário (49), Retailtech (49), Logtech (45), RHtech (39), Adtech (25), Traveltech (treze) e última organização de outras categorias Techs (49). Essas mesmas categorias foram então divididas em 73 clusters (subcategorias).

Segundo o estudo, os cinco municípios mais sensíveis de Minas Gerais onde estão localizadas as startups são: Belo Horizonte (62%), Uberlândia (9,8%), Juiz de Fora (4,1%), Nova Lima (3,7%) e Santa Rita do Sapucaí (2,4%). Os outros estão espalhados pelo estado.

Um dos destaques do mapa é a concentração do maior número de startups Puretech, corporações que são, em seu núcleo, independentes da tecnologia. Mostra a presença de 141 startups nessa categoria, e dentro desse grupo, elas estão divididas em: Transformação digital (19), Jogos (8), Aplicações/ Desenvolvimento Móvel (29), Software de gestão vertical (38), Indústria 4. 0

Vale ressaltar também a força e a explosão do tema “Dados” do ecossistema mapeado. Em praticamente todas as categorias, existem corporações comprometidas e especializadas nessa vertical vital, o ecossistema chamado de “negócio orientado por dados” desse mercado vital que só está desenvolvendo e assumindo proporções significativas de promoção de geração em nosso país”, diz Pyr Marcondes, sócio sênior da Pipeline Capital.

O exame completo está disponível clicando aqui.

O Sebrae Minas é um estabelecimento que apoia micro e pequenas empresas, com movimentos voltados ao estímulo ao empreendedorismo e à inovação, ao ambiente de negócios e ao progresso econômico dos municípios mineiros. Em 2022, o estabelecimento comemorou 50 anos de atuação, acompanhando cada empreendedor em sua aventura ao seu próprio negócio, controle e expansão da competitividade.

Atualmente, Minas Gerais conta com mais de 3 milhões de pequenas empresas formais, representando 58% do emprego e 40% dos salários pagos no Estado, e percentual das empresas ativas no Estado.

Fundada em 2012, a Pipeline Capital Tech é uma empresa global de M&A construída para o mundo movido a tecnologia. Sua equipe parceira tem 25 anos de experiência em AdTech, MarTech, Fintech, E-commerce, LogTech, ISP Tech, HealthTech e EduTech. entre outros, com operações no Brasil, bem como mercados externos estratégicos.

Desde 2018, a Pipeline conta com uma equipe comprometida em localizar novas corporações dentro do ecossistema de geração e inovação do país. Com base em um banco de dados gigante, a Pipeline publicou e compartilhou, com coprodutores, estudos aplicáveis abrangendo setores com o objetivo de disseminar sabedoria e gerar novos negócios.

Diário do Comércio: um veículo de economia, controle e negócios em Minas Gerais, referência para empreendedores, executivos e profissionais independentes.

Entre em contato conosco: contato@diariodocomercio. com. br

© Todos os direitos reservados O conteúdo deste conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

termos de uso | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Serviços ao Leitor: (31) 3469-2001 de segunda a sexta das 08:00 às 17:00 Av. Américo Vespucci, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

COTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *