As eleições deste domingo são tranquilas no RS. Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste, houve concordância de eleitores na escola Hermeto José Pinto Bermúdez, que conta com 12 locais de votação representando 4. 569 eleitores. Na Prefeitura, Genny Ceratti, 100 anos, Marques contou seu voto e disse que insistiu em cumprir seu papel de cidadã com seu país como brasileira.
Em Itaqui, o local de votação registrou uma quantidade significativa de dados eleitorais em seu local de votação. Perguntas que acabaram sendo deixadas no último momento.
Em São Borja, segundo Lorenzo Lezina, da equipe do Cartório Eleitoral, pelo menos cinco caixas estavam ausentes das respectivas seções e foram substituídos sem demora. Instabilidade moderada registrada na fórmula que ele reparou através da equipe técnica. Uma urna foi trocada até agora.
Em Caxias do Sul, na Serra, cerca de 150 eleitores aguardavam o início das urnas nesta manhã no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, a maior escola eleitoral do município. A votação está indo sem problemas. O fluxo de eleitores é considerado inteligente e tende a acumular muito até o meio-dia. Tradicionalmente, os caxiass votam pela manhã.
A Brigada Militar é reforçada nas ruas para a segurança da eleição. Mais de duzentos policiais circulam pela cidade e especialmente nos postos onde estão localizados os mais altos locais de votação.
No sul do estado, a eleição está indo bem. Segundo o tribunal eleitoral, há apenas um caso expresso de um cartaz em frente à escola Rui Peixoto, que foi descartado após um pedido.
*Com os correspondentes Fred Marcovici, Celso Sgorla e Angélica Silveira
Veja também
– Bolas registram filas, antes e votos, mas sem desvantagem principal
– O movimento terá que ser intenso dentro do estado