Dicas
02/11/2022 15:03
O prazo para que candidatos, conselhos municipais e diretórios estaduais de partidos concorram à Justiça Eleitoral para despesas semelhantes à 1ª circular terminou na terça-feira, 1º de novembro e em Alagoas, 116 candidatos dos 478 candidatos que se inscreveram ainda se apresentaram à campanha.
Das 32 contas previstas dos diretórios estaduais, 20 foram submetidas (62,50%) e, dos 480 diretórios comunitários, apenas 17 (3,54%) transmitiram os dados à Justiça Eleitoral. Segundo Raquel Paixão, assessora contábil do Conselho Regional Eleitoral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TRE/AL), os inadimplentes serão obrigados a apresentar contas no prazo de 3 dias após a intimação, e também deverão fornecer documentos contábeis voluntariamente.
“Para quem já teve um procedimento avaliado, a fórmula anexa automaticamente um certificado de descumprimento para a reclamação final. Para quem não tem (não apresentou responsabilidade parcial) continua automaticamente com um procedimento”, explicou.
O vereador também indicou que todos os candidatos eleitos apresentaram a responsabilidade e que o prazo para apresentação dos prazos referentes à 2ª circular termina no dia 19 de novembro. Os partidos que competiram separadamente, em coalizão ou como componente de uma federação, devem apresentar responsabilidade final individualmente, a nível municipal, regional e nacional. A falta de prestação de contas cruzadas impede que os candidatos obtenham o certificado de registro eleitoral até o final do legislativo, extinguindo os efeitos da restrição após essa época até a efetiva apresentação das contas. .
Para os órgãos partidários, a sanção imediata para a não apresentação das contas é a perda do direito de obtenção de ações do fundo partidário e do fundo especial de financiamento da Cruzada, enquanto a irregularidade dura. Anotação do órgão da parte, resolução anterior, com sentença final, precedida de um devido procedimento que garante a defesa suficiente.
Receba gratuitamente o melhor conteúdo extra do seu celular e fique por dentro de casa.
Leia EXTRA a qualquer momento com conforto e agilidade do seu computador, tablet ou smartphone
© 2007/2022 Jornal Extra de Alagoas – Todos os direitos reservados.
Produzir conteúdo requer recursos.
A publicidade é uma fonte de investimento para o nosso conteúdo.
Para continuar navegando, desabilitar seu bloqueador.