Google amplia previsões de inundações no Brasil

O Google anunciou nesta quarta-feira (2) que a fórmula de previsão de enchentes estará disponível no Brasil. A ferramenta observa a bacia hidrográfica de vários rios pelo país, monitora a elevação da água e permite que os usuários informem a “altura das inundações” em sua área. A função também estima o quanto o ponto de água pode reabastecer nas horas seguintes.

Além do Brasil, o Google anunciou que a ferramenta estará disponível em outros 17 países. Flood Hub, a chamada do serviço, foi introduzida em 2021 para a Índia e Bangladesh. Agora também estará disponível para Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade. , Colômbia, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gana, Guiné, Libéria, Malawi, Namíbia, Nigéria, Serra Leoa, África do Sul, Sudão do Sul e Sri Lanka.

O Centro de Enchentes tem marcas de temas de interesse em alguns rios brasileiros. Tomando Santa Catarina como exemplo, o Rio Canoas e o Rio Uruguai estão, em alguns trechos, com um marcador nos pontos onde as cidades tomam banho. Este marcador ajusta a cor na ponta do rio, amarelo indicando perigo e vermelho indicando zona de perigo.

Ao testar a função, não era imaginável ver o ponto de alguns rios brasileiros. Na Nigéria, em um rio marcado em vermelho, o Centro de Inundação abriu um mapa mostrando o ponto de água em um gráfico. No topo, um texto indicava que as previsões merecem ser ainda mais aumentadas.

Ao ser capaz de monitorar e fornecer previsões de pontos de água em tempo real, a ferramenta pode ajudar os governos a preparar serviços de emergência. Além, é claro, de informar a população a fugir da área. Não era imaginável saber se a ferramenta é capaz de esperar uma inundação imediata da ponta do rio, cenário que tira o governo e a população desprevenidos.

O recurso está disponível para smartphones Android e iOS com o Google Search instalado. No vídeo que ensina os usuários a usar a ferramenta, podemos ver que há também um serviço para indicar o ponto de água na área do usuário.

A abordagem seguida pelo Google para que o usuário entre no ponto de água é muito conveniente e fácil de entender. Com a ajuda de uma arte de quadro humano, o usuário afetado pela inundação deslizará um botão para indicar qual parte do quadro é água. Chegando.

Com informações: Google e Engadget

Se você quiser deixar sua opinião ou comentário, inscreva-se para discutir este artigo em nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *