A medida leva em conta o acúmulo de instâncias e o desejo de identificar a principal variante no estado.
O fluxo de novas linhas da variante Ômicron Concern (VOC), com concentração nas sublinhagens BQ. 1* e BA. 5. 3. 1 no país e o desejo de identificar a variante principal no Tocantins, levaram o Ministério da Saúde (SES-TO) a publicar a Nota Técnica nº. 5/2022, em 139. O objetivo é a estratégia de detecção e confirmação de casos suspeitos sintomáticos, com foco nos testes RT-PCR.
A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Gisele Silva Carvalho Luz, afirma que “o conhecimento epidemiológico sobre a Covid-19 em nível internacional e no Brasil implica a necessidade de continuar com a vigilância epidemiológica do SARS-CoV-2 e suas variantes. No estado do Tocantins, novas subcepas de COV ainda não foram conhecidas nas amostras sequenciadas, o que não exclui a opção de advento e fluxo de novas variantes, por isso é adequado verificar e enviar as amostras ao LACEN, com o objetivo de identificar a presença do gene SARS-CoV-2 do vírus, bem como a opção de atuação no sequenciamento genético, ou seja, vigilância genômica do SARS-CoV-2”.
Segundo a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO), Jucimária Dantas, “a estratégia de testagem seguida e promovida no país é a realização do teste molecular, RT-qPCR, aconselhado como ouro popular no diagnóstico da Covid-19. Lembramos a todos os serviços de fitness, para fins de diagnóstico laboratorial, que é obrigatória a transmissão de amostras de casos suspeitos ao LACEN, seguindo o protocolo de coleta, acondicionamento e transporte de amostras, já estabelecido e amplamente divulgado. Queremos que as amostras realizem o sequenciamento genômico como está. “
Para as comunas, as coletas de RT-qPCR foram direcionadas, de acordo com as recomendações para casos hospitalizados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), componente de casos suspeitos de Covid-19, leves ou moderados na comuna, mesmo com a disponibilidade de uma e coleta de amostras de casos positivos de Covid-19 conhecidas através do instantArraySamples podem ser enviadas para conjuntos laboratoriais em Palmas e Araguaína.
Para a população e profissionais de fitness, o SES-TO reforça medidas de proteção como: higiene comum das mãos com álcool a 70% ou água e sabão; uso de máscaras faciais (principalmente em outras pessoas com pontos de risco para dores de cabeça Covid-19, adicionando outras pessoas imunocomprometidas, idosos, gestantes e outras com comorbidades); outras pessoas com quem esteve em contacto apresentaram casos de COVID-19; outras pessoas com maior risco de contaminação por Covid-19, como locais fechados e mal ventilados, locais lotados e serviços de fitness; isolamento de casos suspeitos e mostrados de Covid19.