Com o parecer do secretário de Estado da Saúde (Sesau) para voltar ao uso de máscaras em espaços fechados, organizações públicas e privadas começaram a anunciar que vão readotar a medida de proteção, enquanto outras optaram pelo uso facultativo. .
O infectologista Fernando Maia diz que é uma variante altamente contagiosa, mas na grande maioria dos casos apresenta sintomas ligeiros. No entanto, “como todas as variantes, pode ser gravemente afetada em pacientes que estão gravemente debilitados pela idade ou doença e, principalmente, em americanos que não foram vacinados com todas as 4 doses”.
Questionado sobre o uso de máscara antes da nova variante, o infectologista enfatiza que é “interessante” retomar a prática em ambientes fechados.
Bares e Restaurantes
Ao Every Minute, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrosel/AL), Marcus Batalha, disse que as instituições continuam a taxar os consumidores pelo uso de máscaras.
De acordo com Marcus, o uso da máscara de prevenção à Covid-19 é opcional em restaurantes, bares e restaurantes, ao ar livre ou em ambientes fechados.
“Percebemos que o uso de máscara ainda é opcional, convertendo o estado existente”, disse.
Transporte público
Em relação ao uso de máscaras no transporte público de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou, por meio de nota, que o uso de máscara continua sendo opcional.
“É opcional para usuários do transporte público e que operam na capital alagoana”, disse a superintendência.
Templos e igrejas
A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Maceió manifestou que, mesmo após a liberação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19, a Arquidiocese tomou a decisão de manter seu uso dentro das igrejas e de quaisquer eventos religiosos organizados em ambientes fechados.
“Na Arquidiocese de Maceió, o decreto eclesial, emitido por meio do arcebispo, permaneceu apesar do governo ter decretado a libertação”, disse.
Eles também lamentam a construção em número de casos e expressam seu medo pela população. “Os fiéis, especialmente os idosos e aqueles com comorbidades, foram convidados a usar máscaras faciais em igrejas internas ou reuniões em ambientes fechados”, disse ele.
Poder judicial
O conselho considera os ambientes internos do Poder Judiciário de Alagoas, solução aprovada em consulta plenária ao Tribunal de Justiça de Alagoas e voltada para magistrados, servidores, estagiários, prestadores de serviços e público externo, com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19.
Recomendações sobre a Covid-19 em Alagoas:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recomenda veementemente a toda a população diante do acúmulo de casos de Covid-19:
Completar o ciclo de vacinação, uma vez que a vacina é a forma máxima e eficaz de combater a Covid-19, bem como cabe aos pais e encarregados de educação levar os jovens aos locais onde estão vacinados;
O uso de máscaras em ambientes fechados;
O uso de máscaras faciais nos transportes públicos;
O uso de máscaras faciais em qualquer ambiente ou ambiente para idosos e pessoas imunocomprometidas;
Lavagem frequente das mãos, gel hidroalcoólico ou sabão/sabão;
Evite multidões de pessoas;
Pessoas com sintomas respiratórios usam máscara facial e procuram ajuda na fórmula fitness e realizam o teste;
Se testar positivo para Covid-19, isole-se; e
O uso de máscaras em todas as configurações e configurações relacionadas à saúde.
* Supervisão interna
Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores e não constituem de forma alguma a opinião da Every Minute ou de seus colaboradores. Para mais informações, leia a nossa política de privacidade.