Pioneiro no Brasil: TCE-MT com rascunho ALMT estabelecendo código de processamento de conta

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei 16385/2022, que estabelece o primeiro código de procedimento contábil do Brasil. Durante assembleia com parlamentares, o presidente da entidade, vereador José Carlos Novelli, defendeu a relevância de regulamentar as regras que regem a ação externa.

“Temos o Código de Processo Civil, o Código de Processo Penal e agora teremos, pela primeira vez no país, o Código de Processo Externo (Controlo Externo). Essa atribuição é uma inovação no exterior e, com ela, trará mais segurança jurídica aos nossos fiscais”, explicou na ocasião.

Quer ser informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e descubra todas as novidades (ACESSE AQUI).

Com a solução normativa aprovada no âmbito do Tribunal de Contas em setembro, a novidade foi anunciada por meio de José Carlos Novelli na semana passada, na VIII Assembleia Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil. Assembleia de Mato Grosso para poder adotar também o mesmo procedimento da ECT-MT”, disse.

Espera-se que até o final deste ano o projeto de lei seja aprovado para que a partir de 2023 todos os processos semelhantes ao controle externo do Estado sejam avaliados à luz de suas regras. Mais precisão nos procedimentos, o que também significa que todos os gestores sabem como executar suas defesas”, disse o conselheiro.

De acordo com o presidente da ALMT, deputado José Eduardo Botelho, a proposta será transmitida ao plenário da Câmara com um pedido urgente. “Vamos discutir, vamos passar pelas comissões e, se necessário, faremos algumas mudanças, dando a urgência de que a votação seja posicionada antes da última consulta deste ano. Esta é uma rua muito, muito, que cria uma rua legal e igualitária para a análise processual”, disse ele.

O Código de Processo Contábil evoluiu durante meses por meio da equipe da Presidência, em colaboração com o Conselho Jurídico Geral e a Secretaria de Normas e Jurisprudência (SNJur) do TCE-MT, sob a coordenação do vereador Valter Albano. Corporación consultora Didier Sodré e Rosa Advocacia e Consultoria LDTA, uma corporação formada através de uma das principais referências nacionais em matéria processual civil, o professor Fredie Didier Jr.

vanguarda

O Código se baseia, além das bases do direito público administrativo, na reforma da lei biológica do TCE-MT, realizada em 2006, primeiro mandato do atual presidente, vereador José Carlos Novelli. Com o tempo, os ajustes resultaram em invenções legislativas, legais e técnicas que colocaram o Tribunal de Contas no contexto da democracia brasileira.

Uma posição que se reafirma hoje, com a criação de um documento da moda, que leva em conta direitos processuais básicos, fé inteligente, segurança jurídica, flexibilidade e eficiência, todos valores caros à fórmula judicial e, portanto, também aplicáveis ao processo contábil. Isto é enfatizado na carta apresentada hoje.

Para tanto, as normas se baseiam nos preceitos da Constituição Federal, da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB – com as alterações introduzidas pela Lei Federal nº 9. 784/1999) e do Código de Processo Civil (Lei 13. 105/2015).

“No âmbito dos Tribunais de Contas Estaduais, a Constituição Federal refere-se aos constituintes estaduais competentes para a respectiva disciplina, nos termos do artigo 75 da mesma. Diante disso, a Constituição do Estado de Mato GrossoArray em seu art. 45, parágrafo XI Único, delega à lei complementar o projeto de regulamentação da organização de seu Tribunal de Contas”, diz um trecho do documento.

AVISO LEGAL: Os comentários são de dever de seus autores e não constituem a opinião de A Notícia MT (anoticiamt. com. br). É proibido inserir comentários que violem a lei, a moralidade e os bons costumes ou violem os direitos de terceiros. A página online A Notícia MT (anoticiamt. com. br) possivelmente removerá, sem aviso prévio, comentários publicados que não atendam aos critérios impostos neste edital ou que estejam fora do tema do tópico comentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *