POR MARIA FERNANDA ARIVAL, DE CONTILNET
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem vagas abertas para profissionais de locação e coleta de conhecimento integral, pois os recenseadores do IBGE têm dificuldade em coletar informações, basicamente no domínio rural do Acre.
No início de novembro, o Acre era listado como o 3º estado mais atrasado da pesquisa, os estados de Mato Grosso e Amapá, com 42,72% e 51,47% da população cadastrada. Além disso, a coordenação de divulgação censitária indicou que 70% do conhecimento já havia sido coletado.
Devido às dificuldades na coleta de informações censitárias, o IBGE permitiu a contratação de trabalhadores sem procedimento de variedade, de modo que o procedimento só pode ser simplificado. No dia 21, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que autoriza a contratação sem procedimento de variedade, acrescentando funcionários aposentados de instituições públicas municipais, estaduais e federais.
A falta de recenseadores é identificada pelo instituto como a principal causa do atraso na coleta de dados. O censo deveria terminar no final de outubro, mas teve que ser suspenso até dezembro.
Bilhetes
A orientação é que o profissional trabalhe pelo menos 20 horas condizentes com a semana. Quanto mais questionários forem aplicados, mais condizente com a renda do entrevistador. As inscrições são gratuitas.
Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no momento da inscrição: