Governo salva 3 pacientes em espaços de difícil acesso no Acre

POR ACRE NOTÍCIAS

Tudo começa no meio da chamada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o toque do telefone ativa o alerta para uma missão de resgate. Durante o último fim de semana, pelo menos 3 das chamadas gravadas no centro vieram de lugares difíceis de ir, que só podem ser alcançados de barco ou avião, ou após horas de condução.

“Uma sociedade de magnitude inestimável”, define o coordenador do Samu, Eduardo Formiga, que também destaca a logística utilizada nas operações, que exigem, além do layout do Samu, a da Casa Militar e Ciopaer, com a disponibilidade de aeronaves de asa fixa, contato direto com o Centro de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) e as unidades de condicionamento físico, a fim de assegurar uma assistência eficaz e rápida aos socorristas.

Na segunda-feira, 28, por exemplo, a pedido de Samu, uma aeronave do Estado decolou para o marechal Thaumaturgo para resgatar um menino de 7 anos vítima de uma fratura no fêmur. O paciente está sendo atendido no Hospital Regional de Juruá, em Cruzeiro do Sul. .

Além disso, no sábado, 26, um paciente foi resgatado de Cruzeiro do Sul para Rio Branco. No domingo, 27, os gêmeos recém-nascidos prematuros e sua mãe foram temporariamente assistidos por meio de equipes ágeis.

A presença dos grupos desperta emoção entre a população da comuna. O comandante geral do Ciopaer, tenente-coronel Samir Freitas, disse que, em uma das missões, um morador abraçou o médico e chorou.

“Ela acompanhou as dores de cabeça no nascimento das crianças e, quando viu a aeronave e a equipe médica prestando o apoio obrigatório, ficou comovida e também emocionou todos que assistiam ao local”, disse ele.

Segundo dados da Ciopaer, pelo menos 33 resgates aeromédicos já foram realizados por meio de suas tripulações e profissionais do Samu, de janeiro a segunda-feira, 28.

“Entre os maiores desafios, a falta de comunicação é uma das questões de dificuldade, como no caso do resgate de gêmeos que viviam em uma rede de sinais”, disse Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *