Manaus (AM) – O protagonismo dos povos indígenas tem um debate estrangeiro e nacional com o anúncio pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da criação do Ministério dos Povos Indígenas. No Amazonas, a criação de uma secretaria de políticas indígenas começa a ser pensada e defendida por meio do deputado estadual Belarmino Lins (PP).
Diante desse cenário, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) entrou com recurso junto ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), defendendo a criação da Secretaria de Estado de Políticas Indígenas do Amazonas (Sépio).
No Tempo, o deputado estadual disse que a criação da secretaria é para que o Estado possa cuidar e proteger a população indígena que vive na Amazônia.
Ele disse ainda que o contexto é propício para esse pedido, uma vez que o presidente eleito Lula (PT) anunciou, na Convenção Global do Clima (COP-27), no Egito, a criação do Ministério dos Povos Indígenas.
“Se o governo federal planeja criar um ministério que possa combater, preservar e as razões dos povos originários, a Amazônia pode, neste caso, criar uma secretaria que cuide de nossos irmãos indígenas. “
O deputado lembrou que o Amazonas já tem uma secretaria de assuntos indígenas, sendo o primeiro secretário da pasta o indígena Jucinaldo.
“Durante o tempo que esta secretaria durou, ela lidou com problemas de políticas públicas no interesse dos povos indígenas do estado do Amazonas, que é o estado brasileiro com o maior número de povos indígenas”, acrescentou.
O aplicativo elaborado pelo deputado federal Belarmino Lins cita informações do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica que o Amazonas tem a maior população indígena do país, com 168. 680 indígenas vivendo na capital amazônica. Ao mesmo tempo, também destaca a vulnerabilidade de alguns outros à pobreza.
“Preocupados com essa situação, transmitimos um movimento convocando o governador Wilson Miranda Lima a, dada a urgência do tema, colocar em prática as medidas para criar a Secretaria de Estado de Políticas Indígenas do Amazonas (SEPIAM), o que aconteceria ao contrário. à manifestação do Presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, na recente Convenção Global do Clima (COP-27) no Egito, anunciou a criação do Ministério dos Povos Indígenas”,
O deputado Serafim Corrêa (PSB) informou ao Em Tempo que apoia a criação de uma secretaria de políticas indígenas na Amazônia. “Na minha opinião, os povos indígenas, que já estavam aqui quando Cabral chegou, há 522 anos, são os da terra. “
“Eles merecem ser tratados com respeito, dignidade, humanidade e sem preconceitos. No entanto, não é isso que estamos a ver. Há uma cultura que se opõe aos povos indígenas, protegendo coisas absurdas como a mineração em terras indígenas. A Secretaria, se os povos indígenas forem criados, será um pedido inteligente e tem o meu apoio. “
Leia mais:
Dia da Amazônia: 75% dos deputados da região votam no bioma e nos povos indígenas
Roberto Cidade destaca gratidão aos povos indígenas no Dia da Amazônia
Em Manaus, Lula fará comício com população e povos indígenas, diz Sinésio