O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, volta a ser um ponto de referência no cenário nacional. A unidade, que pertence ao governo do Estado do Pará e é controlada por meio da entidade filantrópica Pró-Saúde, ganhou menção honrosa na edição 2022 do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido por meio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ao seminário Hospitais Saudáveis.
O prêmio é nacional e reconhece organizações de ginástica que se destacaram por suas tarefas de cobertura ambiental e sustentabilidade no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS). Neste ano, o HRBA participou da tarefa “Redução de resíduos químicos: implantação da geração virtual em um hospital público do interior da Amazônia”, que apresentou os efeitos recebidos após a implantação da fórmula de imagem virtual na unidade.
Os prontuários mostraram que houve um relevo de 59,3% no peso dos resíduos químicos de 2020, quando ainda estavam sendo realizados exames de filme de raios-X, até 2021, quando foi implantada a radiografia virtual.
“Além de cortar o descarte desses resíduos, também tivemos uma redução de carga para todo o setor de cerca de 47%. Estamos falando de 11 mil reais guardados de um ano para o outro. Sem falar na qualidade dos exames, na dose de radiação mais rápida e menor que a fórmula virtual nos dá, garantindo a cobertura radiológica dos nossos pacientes”, explica a coordenadora de radiodiagnóstico, Cássia Flávia da Silva Sousa.
O rito do Prêmio Amigo do Meio Ambiente foi realizado na última terça-feira (29), virtualmente. A atribuição do HRBA foi assinada por Cássia Souza e Sheila Mara Bezerra de Oliveira, oficial de assistência da unidade.
A região do Baixo Amazonas já ganhou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 4 vezes, em 2013, 2016, 2018 e 2019. Este ano, será enviado à unidade um certificado sobre a popularidade da participação e importância do projeto.
“Estamos muito satisfeitos com esse resultado, pois todos os movimentos da HRBA estão focados na sustentabilidade, no corte no uso de tecidos e na preservação do meio ambiente. Somos um hospital que cuida dos outros e tem uma gestão embutida: Responsabilidade de Governança Corporativa, Social e Ambiental. Participar mais uma vez do prêmio é destacar o trabalho de toda uma equipe que pensa nisso para os usuários e para todos”, diz o diretor do hospital, Hebert Moreschi.
Sustentabilidade – A sustentabilidade é um dos pilares do controle e integra os valores institucionais do Pró-Saúde. A unidade, na região amazônica, realiza uma série de ações para reduzir os impactos ambientais, como o correto controle e reciclagem de resíduos falsificados; criação de um relvado vegetal com transformação de resíduos biológicos em fertilizantes; uso de alimentos livres de pesticidas, entre outros.
Nos últimos 4 anos, a HRBA já armazenou mais de cinco milhões de litros de água através da reutilização de fluidos utilizados em máquinas de hemodiálise. Em cinco anos, cerca de 500 resíduos falsificados foram reciclados no hospital.
Em 2017, o HRBA foi o primeiro hospital público do Brasil a baixar o selo “Materiality Disclosures”, emitido por meio da Global Reporting Initiative (GRI), tornando-se referência estrangeira em desenvolvimento sustentável.
A unidade de fitness é a do norte do Brasil que fará parte da edição 2020 do relatório “Hospitais que curam o planeta”, promovido por meio da organização não-governamental estrangeira Salud Sin Daño (Saúde Sem Mal). E desde 2016 é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Texto: Gustavo Campos/HRBA